São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Penteado faz 'discurso têxtil'

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

Fernando Penteado poderia tranquilamente autodenominar-se um artista. Só o fato de realizar exposição individual a partir de hoje na Monica Filgueiras Galeria de Arte já justificaria esse rótulo, vestido por muitos por muito menos. Mas Penteado prefere dizer que é artesão.
"O artesanato não tem que competir com as artes plásticas, mas artesanato não pode ser confundido com falta de técnica", explica. A mostra "Discurso Têxtil", que começa hoje, pretende discutir justamente o espaço e a valorização do artesanato.
Penteado diz que o artesanato de qualidade é obrigado a se "albergar" em espaços dedicados às artes plásticas, já que não existem galerias voltadas apenas para essa atividade. São 93 obras, entre painéis, divisórias de ambiente e pequenos objetos realizados a partir da técnica chinesa chamada serti.
Penteado, que desenvolve esse processo de pintura sobre tecido há 15 anos, diz que todas as peças são pintadas com tintas alcalinas sobre seda pura esticada.
O grande diferencial da técnica serti é o uso de uma espécie de cola líquida que permite que determinadas áreas sejam demarcadas e pintadas sem que seja necessário retirar a cola.
Sobre os tecidos, Penteado faz interferências com bordados e objetos antigos de vestuário, como vidrilhos e galões.

Exposição: Discurso Têxtil
Artista: Fernando Penteado
Quando: a partir de hoje, às 19h; segunda a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 14h. Até 5 de julho
Onde: Monica Filgueiras Galeria de Arte (al. Ministro Rocha Azevedo, 927, tel. 011/282-5292)

Texto Anterior: Meirelles aproxima fronteiras no Hilton
Próximo Texto: 'As Priscillas de Elvis' está de volta a SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.