São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga pode combater o sono sem efeitos

JEREMY LAURANCE
DO "THE INDEPENDENT", EM LONDRES

Uma droga que combatesse o sono sem provocar efeitos colaterais indesejados poderia ser um milagre farmacêutico. O candidato mais promissor está sendo testado no Reino Unido. Batizado Modafinal, já foi pesquisado por organizações militares na França, nos EUA e no Reino Unido, para manter soldados cansados despertos.
Nesta fase inicial, a droga está sendo testada como tratamento da narcolepsia, uma desordem rara marcada por uma necessidade intensa e avassaladora de dormir, que pode acometer o doente a qualquer hora.
"Trata-se de uma droga fascinante. Seu modo de atuação no cérebro difere de qualquer outra. As anfetaminas funcionam pelo estímulo da noradrenalina, o hormônio que prepara o corpo para lutar e fugir. Quando utilizadas em doses altas, podem suscitar comportamentos agressivos. O Modafinal não exerce efeito sobre a noradrenalina", diz David Parkes, do Instituto de Psiquiatria de Londres.
Se o Modafinal provar ser eficaz e seguro, pode ser usado no tratamento do "jet lag" ou das perturbações do sono provocadas pelo trabalho em horários irregulares, como no caso das trocas de turno.

Texto Anterior: EUA estudam liberar 'coquetel preventivo'
Próximo Texto: Bebê foi cobaia na Austrália, diz jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.