São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globe Theatre de Shakespeare é aberto

WAGNER ARAUJO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM LONDRES

Depois de mais de 350 anos de espera, os fãs do teatro de William Shakespeare conseguem voltar ao passado. Hoje, a rainha Elizabeth promoverá o lançamento oficial do Shakespeare's Globe Theatre, em Londres, às margens do rio Tâmisa.
O novo teatro, uma cópia idêntica ao antigo lugar onde o dramaturgo e poeta inglês trabalhou, levou mais de 25 anos para ser construído. Extra-oficialmente, a abertura do teatro aconteceu em 27 de maio, com a apresentação de uma nova montagem da peça "Henrique 5º".
As peculiaridades passam pelo longo trabalho de construção de uma cópia idêntica ao Globe Playhouse, um teatro a céu aberto, em formato circular, construído entre 1598 e 1599 -onde Shakespeare montou vários dos textos que escreveu-, e vão até a rigorosa orientação de que as peças sejam encenadas sob a luz do dia.
As novas montagens, principalmente os textos de Shakespeare, buscarão recriar a atmosfera da sociedade em que o dramaturgo e poeta viveu e trabalhou.
O primeiro espetáculo no antigo Globe aconteceu no dia 21 de setembro de 1599. Shakespeare tinha cerca de 35 anos na época.
Alguns anos depois, em 1613 -três anos antes de o maior dramaturgo de todos os tempo morrer-, um incêndio destruiu o prédio. O fogo começou quando a faísca de uma tocha atingiu uma estrutura de palha, durante a apresentação da peça "Henrique 8º".
No mesmo ano o velho Globe foi reconstruído sobre as fundações originais, para então ser fechado pelos puritanos em 1642, durante a guerra civil que culminou na morte do rei Charles 1º e na criação da República da Inglaterra, o que perdurou por poucos anos.
Foi só em 1970, graças aos sonhos e esforços do ator Sam Wanamaker, que a cópia do antigo teatro começou a ser construída, no lado oposto à Saint Paul Cathedral, junto ao rio Tâmisa.
Desde então, o International Shakespeare Globe Centre -ISGC- vem sendo desenvolvido para o "entendimento e a apreciação" das obras de Shakespeare.
O novo teatro, que é o prédio central do ISGC, acomodará uma audiência de aproximadamente 1.500 pessoas, incluindo 500 em pé, a serem acomodadas em frente ao palco central, exatamente como no século 16.
Projetos
Junto ao ISGC estão em construção mais cinco prédios: um outro teatro, uma galeria para exposições e outros espaços para artistas, estudantes e visitantes.
A obra está orçada em 30 milhões de libras. São esperadas 700 mil pessoas por ano para visitar o centro, quando o local estiver funcionando totalmente, ou seja, a partir de 21 de setembro de 1999, quando se comemoram 400 anos da primeira performance realizada no Globe Playhouse.
Essa multidão será atraída pelos três grandes projetos do ISGC: uma companhia internacional de teatro, que produzirá peças de Shakespeare e de outros escritores renomados durante os meses de primavera e de verão (para serem executadas sob as autênticas condições da luz do dia, como no passado); o Globe Education, que trabalhará com estudantes de variadas idades e nacionalidades, explorando os textos do dramaturgo inglês em relação aos palcos para os quais eles foram escritos; e uma grande exposição permanente devotada a Shakespeare e seus contemporâneos.
"Não importa o conhecimento que o ouvinte possa vir a ter a respeito do 'mundo de Shakespeare"', disse um dos diretores do ISGC.
A temporada de abertura vai até 21 de setembro. De 8 a 23 de junho também está previsto um programa especial, batizado de "Festival of Firsts - The Opening Festival".
Além disso, entre 15 de junho e 31 de agosto , o maestro Philip Pickett e os músicos do Globe executarão quatro concertos de músicas dos períodos elisabetano e jacobino.

Texto Anterior: Carlos Basualdo trata do Brasil
Próximo Texto: Festival de Lyon debate cidadania
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.