São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amazonino lança candidatura à reeleição

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PFL), aproveitou ontem uma solenidade com todos os 63 prefeitos do Estado para se lançar candidato à reeleição.
Na cerimônia, o governador anunciou investimentos de R$ 300 milhões para os municípios do interior. Sobre as denúncias que vem enfrentando, o governador disse que tudo não passa de "uma orquestração da oposição".
Segundo os ex-deputados João Maia e Ronivon Santiago, do Acre, Amazonino intermediou a compra de votos a favor da emenda da reeleição. Ele ainda é acusado de entregar obras para empreiteiras de seus supostos testas-de-ferro.
"Aguardem-me. Eu sou candidato. A resposta à orquestração da oposição será a maior surra da história do Amazonas, que darei nas eleições do ano que vem", disse.
Amazonino Mendes foi aconselhado por seus advogados a não apresentar defesa para as acusações que vem recebendo.
Para reduzir o impacto sobre sua popularidade, o governador adotou a estratégia de combater as acusações produzindo fatos políticos e administrativos.
Jogo de cena
O deputado estadual Eron Bezerra (PC do B) afirmou à Agência Folha que o pacote de obras anunciado pelo governador não poderá ser executado por falta de dotação orçamentária.
"O Amazonino está mentindo para os prefeitos. Nenhuma obra que ele anunciou está prevista no Orçamento. O governador está acenando com convênios de milhões para os prefeitos, mas não terá mais de R$ 300 mil para cada um", afirmou.
O anúncio do pacote de obras para o interior, feito ontem, não será o único. Amanhã, o governador anuncia seu plano de obras para a capital, Manaus.
Na noite de anteontem, em anúncio pago nas emissoras de TV locais, Amazonino Mendes informou aos amazonenses que já está enviando 65 mil cestas básicas para os municípios atingidos pelas cheias dos rios da bacia hidrográfica do rio Amazonas.
Mostrando imagens de caminhões com alimentos, o governador aparece no vídeo para dizer: "Fiquem tranquilos, pois comida não vai faltar".

Texto Anterior: Amazonas contratou empresa irregular
Próximo Texto: CCJ nega licença para processar deputados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.