São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Brasilianos" definem comitês italianos

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ítalo-brasileiros e italianos se preparam para participar de uma eleição dia 22. É a escolha dos membros do Comites (comitê de italianos que moram no exterior).
Esse é o órgão incumbido, entre outras coisas, de assistir os italianos e seus descendentes na adaptação e bem-estar em seu novo país.
"No caso do Brasil, a adaptação é um problema que não existe. Italianos e brasileiros estão mais que bem adaptados uns aos outros aqui", diz Stefano Canavesio, cônsul-geral da Itália em São Paulo.
Existem quatro chapas concorrendo ao Comites. Os membros do Comites são eleitos a cada cinco anos. A primeira eleição, na década de 80, contava com grande número de empresários italianos ou radicados no Brasil.
Mas muitos deixaram o Comites de lado, alegando pouca ação. Os outros membros, eleitos há cinco anos, também não mostraram grandes avanços. "Vamos ver o que o novo Comites vai fazer. Ser eleito é uma grande responsabilidade hoje, porque as oportunidades são maiores", diz Canavesio.
Podem votar todos os que tiverem cidadania italiana (brasileiros 'oriundi' ou italianos que morem no Brasil). Isso inclui até os que estão com o processo de cidadania em andamento, desde que comprovem, por um documento de identificação com foto, a ascendência italiana -no sobrenome, por exemplo.
Nos últimos anos, o interesse do governo italiano no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, cresceu. Principalmente por meio de acordos comerciais, os italianos protagonizam uma moderna onda de imigrantes -técnicos, médicos e profissionais qualificados- que procuram novo mercado de trabalho.

Onde votar: Consulado Geral da Itália (avenida Higienópolis, 436), Circolo Italiano (avenida São Luis, 50), Colégio Dante Alighieri (rua Peixoto Gomide, 1.185), Lega Italiana (praça Almeida Junior, 86), Igreja Madonna Della Pace (rua do Glicério, 225), Sociedade Ítalo-Brasileira M.S. Giacomo (rua Cuiabá, 421), Un. Ben. Amici di Casalbuono (trav. Casalbuono, 4), Museu da Imigração (rua Visconde de Parnaíba), Palmeiras (rua Turiassu, 1.840), Clube Espéria (av. Santos Dumont, 1.313), Clube Atlético Juventus (rua Com. Roberto Ugolini, 20), Scuola Primo Mondo (avenida João Dias, 2046), Museu Memória do Bixiga (rua dos Ingleses, 118), Universidade São Marcos (av. Nazaré, 900) e Clube Paineiras do Morumby (av. Dr. Alberto Penteado, 605), Santo André - Soc. Cultural Ítalo-Brasileira (rua Senador Fláquer, 8), São Caetano do Sul - Centro Italiano de São Caetano (rua Oswaldo Cruz, 2010)

Texto Anterior: SP pode reativar túnel esquecido há 60 anos
Próximo Texto: 'Oriundi' vão eleger parlamentar italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.