São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
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SP pode reativar túnel esquecido há 60 anos

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os subterrâneos da cidade de São Paulo são realmente uma incógnita. Prova disso é que a prefeitura estuda a possibilidade de reativar uma grande galeria de água pluvial esquecida pela própria administração há cerca de 60 anos.
A galeria do Moringuinho, um túnel de 3 m de diâmetro construído em tijolos na década de 20, foi descoberta quando a Companhia do Metropolitano escavava os túneis da estação Liberdade (região central), em meados dos anos 70.
Segundo Tupinambá, o túnel começa onde hoje fica o trecho inicial da avenida 23 de Maio, na Bela Vista, e desemboca no rio Tamanduateí, na altura do Glicério.
Foram encontrados também postos de visita que dão acesso à galeria nas ruas dos Estudantes e Galvão Bueno, na Liberdade. "Era uma galeria perdida. Ninguém sabia que existia", declarou. No mês passado, Tupinambá afirmou que o Metrô foi procurado pelo Convias (Departamento de Controle do Uso de Vias Públicas), órgão da Secretaria Municipal de Vias Públicas.
"Eles nos procuraram para atestar a veracidade da existência da galeria." Segundo ele, os técnicos do Convias disseram que vão estudar a possibilidade de reaproveitar o túnel para diminuir os efeitos das enchentes no Anhangabaú. A galeria captaria a água da chuva e levaria direto ao rio Tamanduateí.
Na última sexta-feira, a Secretaria de Vias Públicas confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai realizar uma vistoria na galeria para determinar se é possível sua reutilização.
A secretaria informou ainda que existem construções no subterrâneo de São Paulo que só são descobertas quando há alguma intervenção no local. A própria prefeitura achou uma galeria perdida quando reformou o Anhangabaú.
O Metrô tem outros exemplos. Nas escavações feitas atrás da praça da Sé, os operários acharam pedaços de ossos humanos. "Presumimos que fosse um cemitério de religiosos", disse Tupinambá. No parque Dom Pedro, descobriu-se que a região teve pelo menos outros três níveis de pavimentos.
Quando o ramal Paulista estava sendo construído, a Sabesp solicitou que o Metrô prestasse atenção para ver se encontrava uma antiga adutora, mais profunda ainda que a galeria do Moringuinho. Não foi possível. "Faz parte do passado", informou a Sabesp. Como o Metrô vai ser ampliado, muitas surpresas ainda estão por vir.

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