São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
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Consumidor erra no cálculo, diz pesquisa

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em convênio com o Ibope indica que o consumidor está dando mais atenção ao juro na hora da compra, e não só ao valor da prestação.
O problema é que poucos sabem calcular o tamanho dos juros e muitas lojas informam de maneira incorreta -por ignorância ou má-fé- o custo financeiro de um plano de crediário.
Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), diz que, entre 712 consumidores entrevistados pela entidade em maio, 690 não tinham noção de quanto pagariam de juros.
Os restantes disseram que conheciam os juros, mas, quando questionados sobre o cálculo, demonstraram que o faziam de forma incorreta. Para quem não domina calculadoras financeiras, o ideal é usar tabelas práticas para cálculo de juros (ver acima).
Na hora do cálculo, o consumidor deve considerar que o valor financiado (e que embute o juro) exclui a entrada ou a primeira prestação paga no ato da compra, ressalta o matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho.
Os campeões do juro alto, conforme pesquisa da Anefac, são os ramos de artigos de ginástica (média de 11,33% ao mês em maio passado), decoração (11,26%), pequenas redes de comércio (11,17%) e telefones celulares (10,65%).
(GJC)

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