São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Células podem ser patenteadas

DA REDAÇÃO

Tecidos e células humanas são considerados materiais biológicos não-desenvolvidos, isto é, "não-inventados".
Entretanto podem ser considerados "invenções" quando usados para fabricar três tipos de produtos, que, assim, podem ser patenteados:

1. Linhagem celular: É uma amostra que células humanas que, sob condições adequadas, como temperatura, nutrientes, etc., são capazes de se multiplicar indefinidamente.
Esse é o caso da linhagem Mo, "criada" a partir das células do baço de John Moore. Esse tipo de amostra de células pode ser usada, entre outras coisas, como um banco de material genético (DNA).

2. Genes clonados: Os cientistas produzem cópias idênticas de genes, que são só trechos do material genético responsável pela produção de uma proteína.
Várias patentes foram concedidas para genes que produzem proteínas de interesse médico, como a insulina humana.

3. Hibridomas: A célula "híbrida" resulta da fusão entre um tipo de linhagem celular de tumor -que se multiplica descontroladamente- e uma célula do sistema de defesa que produz anticorpos.
Os anticorpos produzidos pelo hibridoma são chamados anticorpos monoclonais e são muito usados em pesquisas médicas.

Texto Anterior: Entenda o caso
Próximo Texto: Indígena de Papua-Nova Guiné também perdeu direito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.