São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gay Pride, a história

No último fim-de-semana de junho é comemorado, com grande estardalhaço em todo o mundo, o "Gay Pride Day" (Dia do Orgulho Gay). A origem dessa efeméride remonta aos revolucionários anos 60, no bairro do Village, em Nova York.
Naquela época, a legislação americana reprimia toda e qualquer manifestação homossexual. No dia 28 de junho de 1969, a comunidade gay, em especial travestis, se encontrava de luto pela morte de Judy Garland, ícone homo desde a Dorothy de "O Mágico de Oz". Nesse dia, a polícia foi ao Stonewall Inn, o maior bar gay de então, para mais uma de suas atuações repressoras. Dessa vez, no entanto, os clientes do bar resolveram resistir às prisões sem justificativa e montaram barricadas que duraram dois dias.
A partir disso, gays, lésbicas e seus simpatizantes aproveitaram o embalo para agitar a campanha por direitos civis e passaram a realizar "paradas" anuais para relembrar o fato. Domingo que vem, saiba tudo sobre as comemorações do "Gay Pride", em São Paulo.

Texto Anterior: Nos provadores da cidade
Próximo Texto: Cante, dance e aprenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.