São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitória conquista tricampeonato inédito

JOSÉ PACHECO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O Bahia venceu o Vitória por 1 a 0 ontem pela final do segundo turno do Campeonato Baiano, mas não impediu que o Vitória conquistasse o turno e o tricampeonato estadual.
Por ter perdido o primeiro jogo da decisão do segundo turno por 3 a 0, o Bahia precisava ganhar por diferença de quatro gols para conquistar o turno e levar a decisão para mais duas partidas.
Pela primeira vez em seus 98 anos de história o Vitória conquista um tricampeonato estadual. Foi o 15º título de sua história.
A torcida do Vitória, que ocupava aproximadamente 90% do estádio Manoel Barradas, comemorou efusivamente o título.
O jogo começou muito nervoso e poucas chances de gol foram criadas pelos dois times no início.
O único lance de perigo no primeiro tempo foi uma bola na trave chutada por Uéslei, do Vitória.
Na final do primeiro tempo, na saída para os vestiários, o técnico Arthurzinho, do Vitória, tentou intimidar o jogador Mantena, do Bahia, xingando-o.
O jogador Ney, do Bahia, saiu em defesa do colega e criou um tumulto, que terminou em conflito verbal entre os dirigentes dos times.
No segundo tempo, o goleiro William Andam, do Bahia, foi atingido por uma garrafa arremessada pela torcida do Vitória e o jogo foi paralisado.
Neste momento, os presidentes Paulo Carneiro, do Vitória, e Antonio Pithon, do Bahia, invadiram o campo, desentenderam-se novamente e quase brigaram.
No início do segundo tempo, a partida continuou presa no meio de campo. Aos 24min foram expulsos os jogadores Fabão, do Bahia, e Gil Baiano, do Vitória.
Após as expulsões, a partida ficou mais aberta, com mais espaço para ambos os times desenvolverem seu jogo.
Com a saída de Fabão, Bebeto ficou mais livre e quase marcou em duas oportunidades.
Na primeira, o gol estava vazio, mas ele errou o chute. Na segunda, cara a cara com o goleiro, chutou por cima do travessão.
O gol do Bahia aconteceu aos 32min, num cruzamento de Giuliano, que Eduardo escorou de cabeça para dentro do gol.
Aos 42min, o atacante Wilson, do Vitória, foi expulso.
A renda do jogo foi de R$ 210.420,00 para um público pagante de 25.692 torcedores.
Este foi o oitavo jogo, este ano, entre Bahia e Vitória. O Vitória venceu cinco vezes e perdeu três. Há um mês, o Vitória ganhou, também contra o Bahia, a Copa Nordeste, em Salvador.
Os jogadores de ambos os times terão uma semana de folga até a apresentação para os treinamentos para o Campeonato Brasileiro.

Texto Anterior: Confederação Boliviana teme fracasso econômico do torneio
Próximo Texto: Vila bate Cruzeiro no primeiro jogo da decisão do Mineiro-97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.