São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher é o novo líder do Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, foi declarado vencedor do GP do Canadá, sétima etapa do Mundial de F-1 desta temporada. Agora, ele lidera o campeonato.
A prova, disputada ontem no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, foi encerrada após 54 das suas 69 voltas previstas.
Um acidente com o piloto francês Olivier Panis, da equipe Prost, depois da 51ª volta, provocou a bandeira amarela (proíbe ultrapassagens).
Os carros que estavam na pista seguiram o "safety car" até que a bandeira vermelha, que determinou o final da prova, foi acionada.
O acidente
Ao sair de uma curva, Panis perdeu o controle de seu carro, que, desgovernado, bateu num muro e, na sequência, se chocou violentamente numa barreira de pneus.
Ao ser retirado do carro, o piloto aparentava estar consciente. Recebeu os primeiros socorros na pista, quando o médico Syd Watkins, da Federação Internacional de Automobilismo, o assistiu.
A seguir, Panis foi transportado, em ambulância, para o posto de médico do circuito. Depois, foi levado para o hospital, onde informaram que o piloto sofreu fraturas duplas nas duas pernas.
A corrida
Schumacher largou na pole e garantiu a liderança. O canadense Jacques Villeneuve, da Williams, que tinha o segundo tempo no grid, seguiu Schumacher, mas o esperado duelo entre os dois pilotos não aconteceu.
Antes de completar a segunda volta, na curva de acesso à linha de chegada, Villeneuve cometeu um erro e seu carro se espatifou numa proteção de pneus.
Sem o rival na pista, Schumacher passou a dominar. Com suas paradas no box por causa do desgaste dos pneus, o piloto alemão acabou superado duas vezes por David Coulthard.
Schumacher voltou a recuperar a liderança quando Coulthard também teve problemas em sua segunda parada no box.
O motor da McLaren do piloto escocês falhou. Logo depois, o acidente com Panis acabou determinando o encerramento da prova.
Coulthard disse que ficou decepcionado, porque a estratégia da McLaren era fazer apenas uma parada no box. O plano teve de ser alterado porque o desgaste dos pneus superou as previsões.
Schumacher
O piloto almão Michael Schumacher, que agora tem 37 pontos no Mundial, também reclamou do desgaste dos pneus. Com a vitória -a 24ª em sua carreira na F-1 e a segunda nesta temporada-, Schumacher acabou conquistando a liderança do Mundial. Foi a 110ª vitória da Ferrari.

Texto Anterior: Porsche bate Mclaren e triunfa na prova 24 Horas de Le Mans
Próximo Texto: Tudo sobre o GP do Canadá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.