São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Art Ensemble de Chicago abre hoje "Lollapalooza do jazz"

Texaco ocupa 14 palcos diferentes ao longo de duas semanas

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quase 200 concertos em duas semanas. Assim é o Texaco New York Jazz Festival, que estréia hoje e ocupa 14 palcos nova-iorquinos.
Organizado pelo bar e selo Knitting Factory, o antigo What Is Jazz? Festival é o maior evento alternativo do gênero nos EUA -condição que lhe rendeu o codinome "Lollapalooza do jazz".
Nomes consagrados do jazz moderno, como os saxofonistas Pharoah Sanders e Jackie McLean, fazem parte da programação de 97 (veja os destaques nesta página).
A principal atração de hoje, na abertura do festival, é o veterano Art Ensemble of Chicago, que se dedica ao jazz de vanguarda há três décadas.
Lançado como uma alternativa ao já tradicional JVC Jazz Festival (cuja 25ª edição começa na sexta), o evento cresce a cada ano. Enquanto o JVC vem se abrindo para outros gêneros musicais, como o soul, a MPB e a música cubana, o Texaco tem incluído jazzistas mais "mainstream" em seu elenco alternativo.
O Texaco também "emprestou" do JVC este ano a idéia dos concertos gratuitos, ao ar livre. Eles vão acontecer em palcos instalados no Central Park, no World Trade Center e no South Street Seaport.
Também seguindo seu concorrente, o festival do Knitting Factory inclui este ano quatro atrações brasileiras: Hermeto Pascoal (dia 21), a pianista paulista Eliane Elias (dia 27), o grupo baiano Ara Ketu (dia 22) e o saxofonista paulista Ivo Perelman (dia 26).
Mais informações sobre o evento no telefone 001-212-2193006 ou no site do festival (www.nyjazzfest.com)

Texto Anterior: Textos são obras-primas da narrativa
Próximo Texto: TV UOL antecipa integração de todos os meios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.