São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
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TV UOL antecipa integração de todos os meios

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ao contrário do que o pensamento utilitarista tende a afirmar, nem toda inovação tecnológica é produzida em função de uma "necessidade" de racionalização econômica. A graça das invenções está no que elas têm de inusitado. E o seu sucesso está condicionado a sua capacidade de gerar interesse.
Há cerca de 10 dias no ar, a TV UOL é uma iniciativa pioneira de canal de televisão na Internet. A web possui endereços que veiculam material difundido originalmente pela TV. É o caso de sites que exibem reportagens, como o da CNN (www.cnn.com), ou programas na íntegra, como o da TV Cultura (www.tvcultura.com.br).
Mas a TV UOL produz especialmente e oferece transmissões ao vivo. Num pequeno estúdio na redação são gravados quatro boletins diários, três de notícia e um de esportes, além de talk-shows e programas semanais apresentados por jornalistas da Folha.
Há sempre algo no ar, seja clipes ou filmes do acervo do "Festival do Minuto", ou até os inevitáveis anúncios publicitários. Há também a opção de assistir a programas que já passaram e que estão, ou estarão em breve, acessíveis na opção "On demand". Não há reportagem externa, mas é possível assistir Jorge Caldeira falar sobre a "História do Brasil", ou um depoimento de Zé do Caixão.
Não se sabe ainda muito bem porque e para quê colocar TV na internet. As justificativas mais óbvias são tímidas. No caso da TV Cultura e da CNN, as imagens televisivas se tornam acessíveis a quem não se encontra em local servido por esses canais.
Estamos falando de imagens produzidas especialmente para a net com uma tecnologia que está longe da perfeição. O movimento é sempre truncado. Congela, não flui livremente. O som frequentemente se dissocia da imagem. As feições dos apresentadores podem aparecer deformadas, como em uma gravura de Bacon. Tudo em uma janela que pode ficar na tela enquanto você navega.
Os dados de audiência revelam a boa receptividade à novidade. A TV UOL recebe cerca de 80 mil "page views" por dia. Disputa com a "Revista Sexy", o segundo lugar em número de visitas a um produto do maior site de língua portuguesa. A maioria dos visitantes fica ligada por 40 minutos.
O sucesso de audiência indica a curiosidade antecipada por estar em sintonia com a integração de todos os meios, mesmo que ela ainda seja precária. O aperfeiçoamento técnico não demora. Pode estar entrando no ar uma versão televisual da Folha, uma CNN com ênfase no hype multicultural. Confira a ousadia do experimento no http://www.uol.com.br/tvuol.

E-mail: ehamb@uol.com.br

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