São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roger McGuinn elogia comunhão

RUBENS LEME DA COSTA; ROGÉRIO ORTEGA
ESPECIAL PARA A FOLHA E DA REDAÇÃO

No começo, os Byrds eram apenas mais um grupo pop da América que tinha alcançado o estrelato, nos anos 60, com versões agridoces de canções de Bob Dylan - "Mr. Tambourine Man"- e da Bíblia -"Turn! Turn! Turn!".
Liderado pelo guitarrista e cantor Jim McGuinn, o grupo atingiu a fama e foi considerado o principal rival dos Beatles.
Em 1967, a banda, começando um período de crises internas e brigas, foi convidada a participar do festival de Monterey, uma experiência única para McGuinn.
"Faltaram Dylan, Stones e Beatles, mas tínhamos Janis Joplin, Jimi Hendrix e Otis Redding. Bons reservas, não?"
Em entrevista exclusiva à Folha, McGuinn fala do festival, da mudança de seu nome (de Jim para Roger) e dos Byrds.
(RLC e RO)
*
Folha - Qual a sua principal lembrança de Monterey?
Roger McGuinn - A felicidade e a comunhão. Foram três dias incríveis, o público misturado com os artistas, além da música. Hendrix, Janis, Otis, meu Deus, foi incrível.
Folha - Qual foi o melhor show?
McGuinn - Eu não sei dizer. Eric Burdon fez um grande show, assim como Jimi Hendrix, ainda um novato. Ainda me lembro dele queimando a guitarra no palco. Folha - Vocês tinham acabado de fazer "Younger than Yesterday", e as coisas não andavam bem com o grupo. O que aconteceu na época?
McGuinn - Não sei dizer, na verdade. Começamos como uma banda pop. De repente, éramos os salvadores do rock, os Beatles americanos. Tudo começou a ficar muito grande e pesado para nós.
Folha - Foi Paul McCartney que indicou Hendrix para o festival?
McGuinn - Foi, sim. "Vocês precisam ver esse cara ao vivo. Ele é 'wild' (selvagem)!", foi como Paul nos contou. Depois do aval de um beatle, quem iria discutir?
Folha - Por que a mudança de nome de Jim para Roger?
McGuinn - Culpa do meu guru (risos). Ele me disse que, se eu mudasse meu nome para algum com a letra "R", tudo iria melhorar. Folha - E as coisas melhoraram?
McGuinn - Bem...sei lá (risos).
Folha - Que comparação você faz entre Monterey e Woodstock?
McGuinn - Monterey foi o primeiro, e havia um clima especial. Woodstock foi um marco, mas sem o mesmo brilho de Monterey.
Houve algum problema com a polícia no festival?
McGuinn - Pelo contrário, eles foram ótimos. Graças aos homens da lei, pela primeira vez meu camarim não foi assaltado por algum drogado enquanto eu tocava. Sempre que eu ia para o palco, sumiam alguns "amigos" meus (risos). A maciça presença da polícia inibiu esses gatunos.

Texto Anterior: Redding "incendiou" platéia
Próximo Texto: Galerista tira Brecheret do pedestal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.