São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contratos de Covas; Condenação de Rainha; PT e petistas; Reeleição de FHC; Cientista homenageado; Ponte dos Remédios; Che Guevara e Fidel; Punição ao Atlético; Cola na escola

Contratos de Covas
"Ao tentar explicar à sociedade a razão da existência dos generosos contratos firmados com seus amigos durante sua gestão, sem licitação pública, o governador Mário Covas utiliza-se de meios argumentos, com o intuito de ludibriar a opinião pública.
A reportagem do jornalismo investigativo da Folha é clara e Covas não teve como respondê-la. Que se investigue até o fim essa ação entre amigos que faz do atual governo de São Paulo o mais inoperante e sem criatividade de que se tem lembrança. É bom que coisas assim venham à tona, para que possamos desmascarar aqueles que se julgam vestais."
Alberto Murray Neto (São Paulo, SP)

Condenação de Rainha
"Sou contra o radicalismo dos sem-terra e de seus clones. Associados à absoluta falta de autoridade do governo, que não usa a lei para detê-los e se mostra também parado quanto à reforma agrária, os 'sem-ter-o-que-fazer' também esperam ansiosamente por mais um morto-mártir.
Nessa tragicomédia sem fim, mais um ato foi a condenação de José Rainha. Que lhe tasquem uma cadeia, justa e merecida, pela petulância de suas invasões. Mas vamos com calma: condená-lo (e com que pena!) por aquilo que não fez é o fim da picada. Rainha é o nosso O.J. Simpson às avessas."
Agenor Ribeiro Netto (São José do Rio Pardo, SP)

PT e petistas
"O PT ganhou na Câmara a guerra que desencadeou contra a emenda constitucional que permitia aos governos federal, estaduais e municipais limitar a remuneração de funcionários num subteto.
Consagrou, assim, a oficialização dos marajás em todos os Estados, garantindo-lhes altíssimos vencimentos, em detrimento da grande maioria dos brasileiros, que ganha misérias. A cada dia que passa, o PT e Lula revelam a sua verdadeira face ao povo brasileiro."
Ilanio Martins da Costa (Belo Horizonte, MG)
*
"Paulo de Tarso Venceslau sempre teve um comportamento deplorável. Não tendo sido escolhido por Luiza Erundina para administrar a regional de Pinheiros, aparecia nas plenárias de petistas da capital para atacar pessoalmente a prefeita. Ao ganhar um cargo na CMTC, da noite para o dia, passou a defender a prefeita, esquecendo as acusações pessoais que fazia. Ou seja, Paulo de Tarso é um 'ético de ocasião', um convicto atrás de oportunidades."
Sérgio Amadeu da Silveira (Santo André, SP)

Reeleição de FHC
"Com as manobras evidentemente destinadas a impedir a apuração da compra de votos para aprovar a emenda da reeleição, com a ininterrupta produção de medidas provisórias, uma das quais proibindo os juízes de julgar contra o governo, o presidente da República deixa clara a sua intenção de perpetuar-se no poder."
Homero Benedicto Ottoni Netto (Redenção da Serra, SP)
*
"Tive sempre uma obsessão: descobrir o conde d'Abranhos da política brasileira. Conde d'Abranhos é o personagem-título de uma novela de Eça de Queiroz, infelizmente pouco conhecida no Brasil. Sua principal característica é a sordidez moral, sempre disfarçada por enganosa capa de falsa sabedoria, suposta retidão de caráter e profunda religiosidade.
Ao ver a foto de Fernando Henrique rezando compungido na Sé (Folha, 9 de junho, pág. 1-6), não tive mais dúvidas: estava ali, perfeitamente acabado, o nosso Abranhos."
Adilson José Mion (São Paulo, SP)

Cientista homenageado
"Ninguém melhor do que José Reis soube acoplar as funções de cientista emérito com as de jornalista para assuntos científicos. Ele soube desempenhar ambas as funções com a honestidade e a dedicação próprias dos homens dotados de inteligência invulgar e com a humildade que caracteriza tais indivíduos.
Quero expressar aqui, em meu nome e no da Associação dos Professores Eméritos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os agradecimentos por tudo que José Reis fez pelo aprimoramento científico em todas as funções que exerceu."
Ricardo Veronesi (São Paulo, SP)

Ponte dos Remédios
"A Prefeitura de São Paulo, daqui para a frente, parece que terá de enfrentar a pressão de um novo movimento social. Depois dos sem-terra e dos sem-teto, surge o MSP (Movimento dos Sem-Pontes). Onde é que a prefeitura vai abrigar as famílias que moram debaixo dessas armadilhas?"
Laury Cullen Junior (Gainesville, EUA)

Che Guevara e Fidel
"A Folha publicou em 12 de junho reportagem sobre o novo livro de Jorge Castañeda, que trata do revolucionário latino-americano Che Guevara. É curioso que a reportagem e o livro, sobre uma "biografia analítica" do Che, tenham uma preocupação excessiva em caluniar Fidel Castro, ao dizer que este preferiu um Che mártir a um Che vivo e que Fidel não lia teoria marxista.
Mais parece que a reportagem -e também o livro- são mais um instrumento de luta ideológica contra o movimento revolucionário e as causas populares."
Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (Florianópolis, SC)

Punição ao Atlético
"O Atlético Paranaense foi ofendido em sua honra pela decisão vinda de um tribunal parcial, de um Estado inimigo, belicoso e imoral, sem nenhuma identidade com o nosso povo, nosso Estado e nossa história.
Inaceitável moralmente, ridícula juridicamente, a decisão do STJD fluminense só vem a comprovar o mau-caratismo característico do bando de infames que integram o Clube dos 13, a CBF e a Rede Globo."
Carlos Eduardo P.J. Cordeiro (Curitiba, PR)

Cola na escola
"Com relação à reportagem sobre cola no Folhateen de 2 de junho, e a propósito de o regimento da EEPSG Caetano de Campos não prever punição para tal ato, gostaria de acrescentar que não só não há punição como não há aula, higiene, material didático, salas decentes, professores ou alunos interessados.
Em compensação, tem de sobra falta de respeito dos professores para com os alunos (e vice-versa) e drogas sendo consumidas e distribuídas na escola. Tudo a olhos vistos da diretoria incompetente, que nada faz."
João El Helou (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Por uma nova cultura de polícia no Brasil
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.