São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Língua dos nativos lembra o português

Papiamento mistura idiomas europeus e africanos

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA ENVIADA ESPECIAL A ARUBA

Aruba é um caldeirão de culturas, e a língua falada na ilha, o papiamento, é um reflexo disso.
Com muitas palavras próximas do português, o papiamento tem influências também do holandês, inglês, espanhol, dialetos africanos e da língua dos nativos arauak.
A palavra papiamento vem de "papear". A língua foi criada pelos escravos negros, que não queriam que o colonizador europeu entendesse o que eles estavam falando.
Supõe-se que a ilha tenha sido descoberta pelos espanhóis em 1499. Eles a declararam "inútil". Por isso os nativos arauak não foram perturbados, a não ser quando enviados de barco a Santo Domingo para trabalhar em minas.
Em 1636 os holandeses tomaram conta de Aruba e das vizinhas Bonaire e Curaçao, que se tornaram parte das Antilhas Holandesas.
A companhia Dutch West India, que se ocupava da criação de cavalos e gado na ilha, proibia o estabelecimento de pessoas em Aruba. Por isso, as primeiras migrações se deram no final de 1700, quando Orangestad foi fundada.
No século 19, muitos venezuelanos foram para Aruba.
Em 1824, foi descoberto ouro na ilha, e, quando o ouro deixou de ser rentável, a produção de babosa -aloe vera- se multiplicou.
No século 20, a indústria de petróleo chegou. A Pan American Petroleum foi a primeira a construir uma refinaria em San Nicolas, segunda maior cidade da ilha.
Em 1985, a refinaria foi fechada e, depois de anos sem operação, foi comprada pela Coastal Oil Company, do Texas (EUA), em abril de 1991. Hoje, emprega 8.000 pessoas.
Em 1º de janeiro de 1986, Aruba deixou da fazer parte das Antilhas Holandesas, transformando-se em uma entidade separada do Reino dos Países Baixos. Aruba tem seu próprio governador, nomeado pelo reino, e um parlamento com 21 membros eleitos.
O turismo, principal atividade de Aruba, teve início em 1957, quando um primeiro navio de cruzeiros, o Tradewind, aportou na ilha.
Em 1959, o primeiro hotel-cassino, o Aruba Caribbean (hoje, Radisson Aruba Caribbean Resort), abriu suas portas.

Texto Anterior: PACOTES
Próximo Texto: Trabalhador brasileiro tem salário baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.