São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 1997
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Taxa de ocupação cresce em resort afiliado

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Para os resorts, a maior vantagem de se associar ao sistema de tempo compartilhado é ter um nível de ocupação alto mesmo durante a baixa temporada.
Esse foi o principal motivo que levou João Ribeiro de Vasconcelos, 51, proprietário do hotel Marinas de Tamandaré, em Pernambuco, a entrar no sistema férias com tempo compartilhado, da RCI.
"Hoje, tenho 800 semanas vendidas, com uma média de ocupação em torno de 5.600 diárias por ano", diz. Antes de entrar na rede, o hotel ficava praticamente vazio entre as férias. O local continua aberto a hóspedes convencionais.
Segundo Vasconcelos, para entrar no sistema de intercâmbio de férias compartilhadas, o hotel pagou US$ 15 mil. A filiação é mantida mediante o pagamento de uma taxa anual de manutenção.
Foi necessário se adequar ao padrão exigido. De acordo com o proprietário, foi gasto R$ 1 milhão em reformas nos apartamentos e na área de lazer do hotel.
Vasconcelos lembra ainda que, em seu hotel, o hóspede "não compra o patrimônio, ele compra uma semana de hospedagem".
Para construtores, o principal atrativo do sistema é a entrada de capital. "Você agiliza o processo de investimento", diz Romel de Castro Barbosa, 43, diretor-presidente da construtora Colméia, responsável pela construção do resort Acquaville, no Ceará.
O preço das unidades para tempo compartilhado está entre R$ 4.600 e R$ 8.500 e corresponde a 25% do total.
Para Flávio Lúcio Scaf, 54, presidente do Punta Golden Beach, em Punta del Este (Uruguai), o maior problema de se filiar ao sistema é o custo de comercialização.
Segundo ele, esse custo chega a 50% do valor total de cada unidade. Ricardo Montaudon, da RCI, diz que o valor máximo é de 40%.
Isso acontece devido à forma de captação de clientes. Por ser um sistema pouco conhecido, os empreendedores têm de usar técnicas de marketing diferenciadas e distribuir brindes como atrativos.
"As despesas de venda (de um empreendimento dentro do sistema) são maiores do que as de uma venda normal. Você tem de oferecer atrativos para que as pessoas conheçam melhor o sistema", diz Romel Barbosa.
(IS)

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