São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças comprometem qualidade de vida

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao viverem por mais tempo que os homens, as mulheres acabam vítimas de doenças mais graves e que atacam com mais frequência. Levantamentos feitos na Europa e EUA mostram que acima de 65 anos as pessoas consomem três a quatro vezes mais em saúde do que pessoas de outras faixas etárias.
A população acima dessa idade está duas vezes mais sujeita a doenças das coronárias, derrames cerebrais e mal de Parkinson. A incidência de câncer aumenta dez vezes. Nessa idade, metade das pessoas sofre de hipertensão, 40% padecem com o reumatismo e, entre os homens, 43% passam a beber em excesso.
Entre os idosos acima de 75 anos -em que as mulheres representam mais de 60% do total-, 20% desenvolvem o diabetes e 18% sofrem de algum tipo de demência. Entre as mulheres, metade delas sofre de osteoporose, com grandes possibilidades de fraturas graves. A lista segue por depressões, obesidade e diminuição da capacidade de ouvir e enxergar.
A maioria das pessoas ignora a situação de saúde dos idosos. Ricardo Shoiti Komatsu, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo, diz que as depressões muitas vezes não são vistas como doenças. "Só conseguimos enxergar a ponta do iceberg", afirma. "Um grande número de idosos doentes pode estar encerrado em suas casas."
Uma fotografia da velhice mais próxima da realidade vem sendo tentada pelo estudo "Epidoso", realizado pela Universidade Federal de São Paulo com cerca de 1.600 idosos. Uma das propostas atuais é acompanhar os filhos dessas pessoas, que hoje estão com cerca de 40 anos. "Se seus pais sofrem de osteoporose ou doenças coronárias, podemos prevenir essas enfermidades antes que se manifestem nos filhos", diz João Toniolo.

Texto Anterior: Advogado pode ter que repetir provão
Próximo Texto: 'Meia ponte' será liberada em 60 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.