São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vítimas de incêndio completam 1 ano sem casa

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

As 342 famílias da favela de Heliópolis (zona sudeste de São Paulo) que ficaram desalojadas depois do incêndio que matou quatro pessoas no local em 1996 completaram ontem um ano vivendo em contêineres e alojamentos.
Eles fizeram um protesto pacífico lembrando o aniversário do incêndio, com cruzes com o nome dos mortos e com a celebração de um ato ecumênico.
No dia 17 de junho de 1996, um incêndio queimou os barracos de 83 famílias que moravam numa construção da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) abandonada, no meio da favela. Morreram Ivan José Alves, 23, George Muniz dos Santos, 25, Francisco Valmir Chaves, 4 e Manuela da Conceição Rocha, de 12 dias.
As famílias que moravam próximo ao local do incêndio também foram removidas, para que fossem construídos prédios populares para os moradores da favela.
"A prefeitura prometeu que em 180 dias entregaria aos moradores dois prédios de Cingapura. Até hoje não recebemos nada", diz Raimundo Bonfim, morador de Heliópolis e membro da CMP (Central de Movimentos Populares).
O diretor técnico da Cohab, Ninono Bottini, reconheceu que a construção dos prédios prometidos está atrasada e afirmou que os dois primeiros prédios serão entregues no final deste mês.
"Quando tudo aconteceu, o pessoal da prefeitura veio aqui e deu muita promessa. Até agora não recebemos nada", reclama Isabel Figueredo, mãe de Manuela, que morreu asfixiada pela fumaça.
Isabel é chefe de uma das 222 famílias que estão num alojamento provisório da Cohab. Outras 120 famílias estão em contêineres num bairro próximo.
Os moradores dos alojamentos reclamam que não há infra-estrutura. Segundo eles, os curtos-circuitos são comuns. Não há esgoto encanado nem tanques de lavar roupa suficientes. Nos contêineres, há o problema da temperatura. "No calor fica sufocante e no frio, muito gelado", diz Bonfim.

Texto Anterior: Novo viaduto será feito em 98
Próximo Texto: Dois prédios são entregues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.