São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Táxis podem cobrar menos no rodízio

ROGERIO SCHLEGEL
FABIO SCHIVARTCHE

ROGERIO SCHLEGEL; FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Governo estadual estuda uma forma de baratear o valor da bandeirada na cidade de São Paulo

O paulistano pode pagar menos para andar de táxi durante o rodízio de veículos, que começa na próxima segunda-feira em dez municípios da região metropolitana de São Paulo.
O governo do Estado negocia um acordo com a categoria para diminuir o valor da bandeirada dos atuais R$ 3,20 para R$ 1,20. Os taxistas foram liberados da restrição de circular pela lei do rodízio.
Segundo a Folha apurou, a proposta foi discutida nos últimos dias por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e por representantes da categoria.
Nas discussões, a proposta que prevaleceu seria a de uma diminuição por responsabilidade de cada motorista, por meio de um protocolo de intenções. O governo apenas faria a sugestão e daria as bases econômicas para a redução.
A decisão sobre uma possível redução na bandeirada pode ser anunciada hoje pelo governador Mário Covas, durante evento sobre o rodízio no Palácio dos Bandeirantes.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, e o presidente do sindicato dos taxistas da capital, Natalício Bezerra, negam que haja acerto sobre a redução da bandeirada.
"Não estou sabendo de nada a esse respeito", disse Feldmann. "O governo não nos procurou para falar sobre o assunto até agora", afirmou Bezerra.
A regulamentação do valor da passagem de táxi é feita pela prefeitura. Legalmente, o Estado poderia apenas sugerir a redução.
O governo do Estado confirmou ontem que os marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não poderão multar os motoristas que infringirem o rodízio, pois não há base legal para firmar convênio com a empresa.

Texto Anterior: SP reaproveitará túnel dos anos 20
Próximo Texto: Fiscal vai "gravar" multa em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.