São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tá assim de tapuia entre cem melhores pilotos

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Chegou às minhas mãos o exemplar da "F-1 Racing" que traz a lista dos cem melhores pilotos de todos os tempos.
A avaliação foi feita por quem entende do riscado. Sinta só: construtores, como Ron Dennis e Ken Tyrell; pilotos, como Jody Scheckter (27º) e Stirling Moss (7º); engenheiros, como Gordon Murray, e jornalistas especializados, como Gérard Crombac.
A lista repercutiu nos telejornais tapuias, porque Ayrton Senna aparece em um indiscutível primeiro lugar. E, não fosse aquela fatídica batida no guard-rail, quando Ayrton, líder do GP de Mônaco, alegou ter visto Deus na entrada do túnel, nosso campeão mereceria figurar entre os cem mais em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares.
Quando a lista foi divulgada por aqui, muita gente que gosta de automobilismo ficou chupando o dedo. Como de costume, nossos telejornais se limitaram a dar apenas a colocação dos pilotos verde-amarelos (Piquet é o 9º e Emerson o 14º), sem dizer quem vinha antes ou depois. Para você, que faz parte dessa turma, aqui vai o recheio: 1) Senna; 2) Fangio; 3) Clark; 4) Prost; 5) Schumacher; 6) Stewart; 7) Moss; 8) Lauda; 9) Piquet e 10) Mansell.
Antes de Emerson tem ainda o pai do Jacques Villeneuve, Gilles (11º), o italiano Alberto Ascari (12º) e o sueco Ronnie Peterson (13º).
A lista é muito bem-feita, talvez seja a melhor já produzida. Do primeiro ao quinto, por exemplo, não há o que discutir. Mas, como todas as comparações entre desportistas que atuaram em épocas distintas, a avaliação tem lá seus deslizes. Por exemplo: Peterson era um piloto mais arrojado do que Fittipaldi, mas Emerson faturou dois campeonatos do mundo, ganhou Indianapolis duas vezes e até hoje detém o recorde do mais jovem vencedor de um GP em todos os tempos.
Outra coisa: como é que uma mula manca feito o Mansell (10º) pode ser mais bem-cotado do que o impecável Jochen Rindt (16º)? E o bonzinho -"lato sensu"- Damon Hill (20º)? Como pode figurar na lista antes de Jacky Ickx (30º)? Jacques Villeneuve (29º) também não merece estar na frente de Bruce McLaren (37º). Especialmente depois do que aprontou domingo passado. Mas, como Hill e Villeneuve estão na ativa e podem vir a fazer parte dos planos de quem os elegeu, ganharam honras que não merecem. C'est la vie.

Texto Anterior: Homem sozinho morre antes
Próximo Texto: Pelé 4 ever!; Muy amigos; Cúmulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.