São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
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Holding Total compra mais uma agência

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa pelo posto de maior agência de publicidade do país ganhou ontem um novo impulso com o anúncio oficial de que a holding Total, que já controlava duas agências no Brasil, inclusive a Fischer, Justus, comprou mais uma, a S,A & A.
Com isso, sua expectativa de faturamento é de US$ 345 milhões para este ano. No ano passado, a agência que mais faturou no país foi a McCann, americana, com US$ 300 milhões, seguida pela DPZ, brasileira.
A Total comprou 60% da S,A & A, uma agência de porte médio, que conta com clientes como os supermercados Barateiro, as águas minerais engarrafadas pela Brahma e vários produtos da Refinações de Milho, Brasil, entre outros.
A previsão da agência, que passa a se chamar NewComm, é de US$ 60 milhões em 1997, disse Roberto Justus, seu diretor executivo. Dois dos antigos sócios da S,A, Sérgio Lopes e Aluísio Guimarães, passaram a ser sócios da NewComm, assim como a publicitária Margot Soliani, que era até agora da agência Bridge, criada para fazer os anúncios do guaraná Brahma.
Agilidade
A estratégia do grupo de ir agregando novas agências, mantendo-as independentes entre si, é uma tentativa de manter estruturas razoavelmente enxutas e com um número pequeno de clientes, de tal forma que os principais publicitários de cada uma dessas agências possam continuar atendendo pessoalmente aos anunciantes, explicou Justus.
A holding vai dar suporte administrativo e financeiro para as três agências (além da NewComm e da Fischer, a UpGrade), cada uma das quais vai ser dirigida por um grupo diferente de publicitários.
Até agora, essa política permitiu que o capital do grupo continue sendo integralmente brasileiro.
Nos últimos meses, informou Justus, o grupo foi procurado por várias agências internacionais, interessadas em ter ou aumentar sua participação no mercado brasileiro, mas elas nem formalizaram uma proposta de compra ou associação porque a Total não está interessada nesse tipo de negociação atualmente.
Por enquanto, a intenção da Total é continuar totalmente nacional. O grupo tem participação em duas agências no exterior, na Argentina e na Venezuela.
Na Venezuela, segundo Eduardo Fischer, a agência Nolck/F está se expandindo rapidamente, apesar da situação econômica desfavorável do país.
A agência ganhou dois novos clientes nos últimos dias, um deles a maior empresa do setor de alimentos.
(CGF)

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