São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabelo mexe com fogo na Documenta

Saad incendeia aquário em performance

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Rodrigo Saad, 29, mais conhecido como Cabelo, vai mexer com fogo, literalmente.
Vai enfrentar o crivo dos mais importantes curadores, críticos, galeristas e diretores de museu de todo o mundo. Ele é um dos selecionados pela curadora francesa Catherine David para a Documenta. A mostra, que acontece a cada cinco anos na cidade alemã de Kassel, será inaugurada sábado.
Além disso, o fogo é um dos elementos da performance que mostrará no evento. Cabelo vai apresentar a performance "Cefalópode Heptópode", que mostrou no projeto "Antarctica Artes com a Folha", do qual foi um dos três vencedores.
Mistura de Macunaíma com Hélio Oiticica, Cabelo retira do personagem -símbolo da identidade brasileira- e do artista plástico carioca o fundamento e a práxis necessários para sua criação.
"A influência de Hélio talvez não seja necessariamente o que me leva a fazer uma obra, mas me motiva a ter um comportamento diferente em relação ao mundo. Ela influencia mais o meu plano de atuação no mundo do que a fabricação de um objeto. Para mim, o 'parangolé' é muito mais uma atitude, que você pode tomar de uma hora para a outra", disse Cabelo.
A relação com Macunaíma já se manifestava na individual "Cabeça d'Água", apresentada no Rio no ano passado, em que estendeu uma rede de ponta a ponta em uma sala da galeria, que estava ligada a fios espalhados pela sala.
Rede e fios formavam uma teia com peixes, cavalos-marinhos, mandíbulas de tubarão e chumbo na ponta dos fios. Segundo o artista, todos esses acúmulos são uma remissão ao oceano, princípio de todas as coisas, e estabelecem ainda relações com a imersão.
À medida que o participante deitava na rede, oscilava todo o sistema criado. "Existe na rede uma relação com a cultura brasileira, que vem dos índios, mas também com o processo criativo, que surge do ócio e não da utilidade do trabalho. O ofício criativo também se dá por meio de algo que não tem uma utilidade imediata", disse.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Artista tece suas tramas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.