São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB e PFL priorizam aliança nos Estados

LUCIO VAZ; RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As Executivas Nacionais do PSDB e do PFL decidiram dar prioridade às coligações entre os dois partidos nas eleições estaduais de 1998. Estão sendo encaminhados acordos nos principais Estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O presidente nacional do PSDB, senador Teotonio Vilela (AL), afirma que ainda é possível um entendimento até mesmo no Rio de Janeiro, onde Marcello Alencar (PSDB) pode tentar a reeleição. Cesar Maia é o candidato do PFL.
"O acordo mais instigante seria no Rio. Seria a glória", comentou ontem o líder do governo no Senado, Elcio Alvares (ES). A reunião das executivas aconteceu anteontem à noite.
O líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda (DF), ressalvou, porém, que, para compensar um acordo favorável no Rio, o PFL teria que ceder e apoiar Mário Covas em São Paulo.
A estratégia do PSDB deverá dificultar ainda mais o apoio do PMDB à reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso. Até os peemedebistas aliados ao governo temem que FHC frequente só os palanques do PSDB e do PFL.
Sérgio Machado explicou porque o aliado preferencial é o PFL, e não o PMDB. "O problema do PMDB é que o seu presidente nacional (deputado Paes de Andrade) não quer o entendimento", disse.
Teotonio afirma que os entendimentos com o PFL estão bem encaminhados em Goiás, Sergipe e Minas Gerais.
No Rio Grande do Sul, PSDB e PFL deverão apoiar Antônio Britto (PMDB), que é o mais tucano dos peemedebistas. É possível um entendimento do PSDB com o PFL em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Pará.
(LUCIO VAZ e RAQUEL ULHÔA)

Texto Anterior: Covas classifica encontro FHC-Maluf de 'escondido'
Próximo Texto: 'Presidente que faz', FHC visita obras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.