São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos reagem à candidatura Itamar

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os tucanos mineiros começam a reagir diante da eventualidade de o ex-presidente Itamar Franco disputar o governo de Minas Gerais em 1998 com o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Nesse caso, FHC não apoiaria a candidatura do governador Eduardo Azeredo (PSDB) à reeleição. Os tucanos mineiros não admitem tal possibilidade e querem que FHC dê declarações públicas para desfazer os "boatos".
"Temos certeza de que ele fará uma manifestação clara, inequívoca e definitiva. Como os boatos começam a crescer, esperamos que seja rápida", disse Amilcar Martins, secretário da Cultura de Minas e amigo de Azeredo.
O PSDB de Minas quer de FHC o mesmo tratamento dado ao PSDB paulista: o presidente reafirmou publicamente seu apoio à candidatura do governador Mário Covas.
Segundo Martins, o governo Azeredo tem sido leal a FHC, dando um apoio "decidido": "A política é uma atividade solidária".
O presidente da Telemig, o tucano Saulo Coelho, disse ser "improvável" que isso ocorra, mas afirmou que "seria uma surpresa desagradável" se acontecesse.
Os tucanos até hoje reclamam do fato de FHC não ter apoiado com decisão a candidatura de Azeredo em 94, quando disputou com Hélio Costa (apoiado pelo PFL).
FHC e Itamar vão tomar café da manhã em Nova York no próximo domingo. Segundo José de Castro Ferreira, amigo do ex-presidente, será o "primeiro encontro entre eles para discutir a sucessão".
Por "dedução", ele disse que Itamar estuda a possibilidade de disputar a Presidência, mas que discutirá o melhor para o país.
Castro coloca a questão regional em segundo plano. Somente se Itamar decidir não disputar a Presidência é que será discutida sua candidatura ao governo de Minas. Castro disse que isso não significa atropelar Azeredo: "Todo esse quadro é provisório, reversível."

Texto Anterior: Evento do PSDB usou estrutura do governo
Próximo Texto: Tucanos reagem à candidatura Itamar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.