São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros estréiam em festival de cinema latino-americano

DA SUCURSAL DO RIO

Dois filmes brasileiros fazem sua estréia no Cinesul, festival de cinema latino-americano que começa hoje no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil, centro do Rio).
"O Sertão das Memórias", do cineasta José Araújo, recebeu o prêmio de melhor filme latino-americano da edição 97 do prestigiado Sundance Film Festival.
"Bahia de Todos os Santos", de Paulo César Sarraceni, que será exibido na próxima sexta-feira, é um documentário mostrando um histórico show que reuniu em Roma, nos idos de 1983, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, João Gilberto e Gal Costa.
Além dos dois longas-metragens brasileiros, a 4ª edição da Mostra Latino-Americana do Rio de Janeiro vai apresentar, até dia 29, outros dez filmes e 43 vídeos de produção recente.
"Procuramos trazer filmes premiados em festivais latino-americanos e que não conseguem ser exibidos em circuito comercial no Brasil. É uma oportunidade para saber o que nossos vizinhos estão fazendo", diz Angela José, uma das organizadoras do festival.
O Cinesul vai exibir também "Edipo Alcaide", uma co-produção Colômbia/México. O filme, dirigido por Jorge Ali Triana, tem roteiro de Gabriel Garcia Márquez.
Márquez adapta o texto clássico de Sófocles, transformando Édipo no prefeito de uma pequena cidade colombiana na cordilheira dos Andes. No papel principal está o cubano Jorge Perugorria.
"Buenos Aires Vice-Versa", de Alejandro Agresti, retoma um tema sensível aos argentinos -o da ditadura militar. Na trama, um casal de adolescentes parte em busca da verdadeira história de seus pais, desaparecidos políticos.
Em "Nueba Yol", o diretor Angel Muniz conta a trajetória de um homem que hipoteca sua casa em São Domingo (na República Dominicana) para partir em busca da terra prometida -Nova York.
O festival apresenta ainda "História de Amor, Loucura Y Muerte", de Nemésio Juárez, prêmio de melhor filme do Festival de Trieste. Nele, Juárez conta os últimos e solitários dias do escritor uruguaio Horácio Quiroga.
O Cinesul vai apresentar uma série de eventos paralelos à mostra principal. Um deles é o programa "Música, Música", com filmes ligados a música.
Além do documentário de Paulo César Sarraceni ("Bahia de Todos os Sambas"), serão exibidos "Al Corazón", um documentário sobre o tango argentino, montado a partir de fragmentos de filmes e ordenado segundo núcleos dramáticos. O filme é dirigido por Mario Sábato, filho do escritor Ernesto Sábato.
"Dollar Mambo", do mexicano Paul Leduc, completa a trilogia de filmes ligados à musica feita pelo diretor -os outros dois são "Barroco" e "Latino Bar".

Programação: hoje, "Dollar Mambo", de Paul Leduc (16h30), "Buenos Aires Vice-Versa", de Alejandro Agresti (18h30), e "O Sertão das Memórias", de José Araújo (20h30), amanhã, "Nueba Yol", de Angel Muniz (16h30), "Histórias de Amor, Locura y Muerte", de Nemézio Juarez (18h30), e "Edipo Alcaide", de Jorge Ali Triana (20h30), domingo, "Son o No Son", de Julio Garcia Espinoza (16h30), e "Al Corazón", de Mário Sábato (18h30)
Onde: CCBB (rua 1º de março, 66, centro, tel. 021/216-0626)
Quanto: R$ 3

Texto Anterior: Filarmônica de Boston toca com os mirins da Mangueira
Próximo Texto: "Ifá" traz candomblé, Bíblia e erotismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.