São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verdes conseguem 2 vitórias

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Lionel Jospin anunciou ontem a suspensão da construção do canal Reno-Rhône (oeste) e a desativação do reator nuclear Superphénix, em Creys-Malville (sudoeste).
As duas medidas significam uma vitória dos ambientalistas, que fizeram um acordo eleitoral com os socialistas durante a campanha.
Além de terem eleito oito deputados e conquistado um ministério (Administração do Território e Meio Ambiente), os verdes conseguiram fazer com que Jospin encampasse duas das principais reivindicações do grupo.
O primeiro-ministro justificou as duas medidas com o argumento de que o impacto social e sobre o meio ambiente provocados são maiores que os benefícios causados por eles.
O anúncio de Jospin provocou reações imediatas dos funcionários da usina onde fica o reator Superphénix. Um grupo deles bloqueou a estrada que liga Grenoble (cidade nos arredores da usina) a Lyon, impedindo a passagem de veículos.
Para a Federação Nacional de Energia, a paralisação do Superphénix pode provocar falta de energia no futuro. O Superphénix, que é 51% estatal, foi construído há 20 anos, ao custo de US$ 10,5 bilhões. Fechá-la agora, mais de 20 anos antes do previsto inicialmente, deve custar US$ 3 bilhões.
Já a construção do canal Reno-Rhône vem sendo objeto de protestos dos moradores da região oeste da França, onde ele deveria ser construído.
(MA)

Texto Anterior: Programa de Jospin tenta 'euro social'
Próximo Texto: Partido Conservador escolhe novo líder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.