São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin é convidado, mas vai sofrer pressões

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

O G-7 mudou de nome este ano, com a entrada da Rússia, mas não virou G-8. Agora, chama-se "Cúpula dos 8".
Sutileza diplomática para não humilhar o presidente russo, Boris Ieltsin, e, ao mesmo tempo, demonstrar que ele participa das discussões apenas na parte política (como já vem fazendo, aliás, desde 1992), mas não da econômica.
Foi o prêmio de consolação para que Ieltsin aceitasse a expansão da Otan, a aliança militar ocidental, para países que, até 1989, eram satélites da então União Soviética.
Tchernobil
Ieltsin, de todo modo, não terá vida fácil. Os países ocidentais, em especial a Alemanha, vão cobrar o fechamento da usina nuclear de Tchernobil, local do mais grave acidente nuclear da história, em 1986.
Embora a usina fique na Ucrânia, o pressuposto é que Ieltsin pode influenciar para que o governo local cumpra o prometido, ou seja, fechar Tchernobil até o ano 2000.
Mais: o representante pessoal de Clinton para o G-7, Daniel Tarullo, informa que será estabelecido um sistema de contatos para "investigar e perseguir contrabandistas de material nuclear".
A Rússia é considerada um verdadeiro paraíso para o contrabando de material nuclear.
Arsenal inquietante
A inquietação com o estado do armamento nuclear russo é tanta que o Sierra Club, uma ONG (organização não-governamental), divulgou ontem comunicado em que afirma duvidar da qualificação da Rússia para participar do G-7, exatamente por esse ângulo. "A frota nuclear russa ganhou a reputação de ser uma Tchernobil em câmera lenta", diz o comunicado.
A presença de Ielstin em Denver tem um lado irônico: a cidade e suas imediações foram durante a Guerra Fria um bastião militar, sob a proteção das Montanhas Rochosas, para combater o "urso" (símbolo da URSS).
Hoje, o "urso" está tão congelado que 80% das instalações militares já foram desmanteladas, e um dos hangares dos bombardeiros B-52 está sendo transformado na "Arena de Patinação no Gelo Grande Urso".
(CR)

Texto Anterior: Ricos querem ação anticorrupção
Próximo Texto: McDonald's vence ativistas na Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.