São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nederlands revela obra de Kylian

ANA FRANCISCA PONZIO

O Nederlands Dans Theatre, que estréia na próxima quarta-feira no Teatro Municipal, ostenta status único no panorama internacional da dança. Além de ser dirigido por Jiri Kylian, um dos melhores coreógrafos da atualidade, este grupo holandês ainda convive com uma nata de criadores, que garantem a quantidade de seu repertório.
Para completar, o excelente elenco do Nederlands trabalha em condições ideais, num teatro que possui até piscina aquecida para proporcionar aos bailarinos um relax após as jornadas diárias. Se para os padrões brasileiros tal situação soa como um exagero, na cidade de Haia, onde o grupo está sediado, o Nederlands é identificado apenas como uma companhia normal, que possui o direito de trabalhar bem.
Em sua primeira temporada no Brasil, o Nederlands dançará somente coreografias de Kylian. É a chance de apreciar a obra deste artista tcheco que faz da técnica clássica de balé uma expressão contemporânea, aberta para infinitas possibilidades.
Exemplo da fertilidade criativa de Kylian é a peça "Petite Mort", que ele compôs em 1991, ao som dos concertos para piano de Mozart. Metáfora francesa que significa orgasmo, "Petite Mort" é dançada por seis rapazes e seis moças que revelam a beleza dos movimentos eróticos, desenhados com grande refinamento estético.
Num programa que permite conhecer diferentes facetas de Kylian, há ainda "Sinfonia dos Salmos", de 1978, sobre composição homônima de Stravinsky, cuja ambientação recupera o chiaroscuro das pinturas de Rembrandt. "No More Play", ao som de Webern, e "Six Dances", com música de Mozart, completam o espetáculo, também mostrando a musicalidade de Kylian, outra marca do coreógrafo.

NEDERLANDS DANS THEATER - 120 min. Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, região central, tel. 222-8698). 1.481 lugares. Qua.: 20h. Ingr.: R$ 10 a R$ 120.

Texto Anterior: Marillion mostra rock progressivo
Próximo Texto: Maestro de Israel rege Sinfônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.