São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação de hoje em SP será 'seletiva'

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Crianças que já tomaram as três doses "básicas" da vacina tríplice e precisam da dose de reforço não poderão tomá-la hoje, durante a campanha de vacinação.
Devido à quantidade controlada de doses da vacina, a Secretaria de Estado da Saúde vai priorizar quem precisa tomar a primeira, a segunda e a terceira doses da tríplice, que devem ser aplicadas aos dois, quatro e seis meses de idade.
O reforço da tríplice geralmente é aplicado aos 18 meses e aos 5 anos. Quem precisa do reforço terá um dia marcado na carteira de vacinação para voltar ao posto.
"Quem toma três doses está imunizado, mas a experiência mostra que a vacinação ideal precisa do reforço", diz o professor da Faculdade de Medicina da USP Vicente Amato Neto.
Estão disponíveis para a campanha de hoje cerca de 800 mil doses da tríplice, importadas pelo Ministério da Saúde da Itália e do Canadá. A expectativa da campanha é vacinar 550 mil crianças contra difteria, coqueluche e tétano.
Segundo Ciro Rosseti, médico sanitarista do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), o "desabastecimento" de vacinas ocorreu porque o lote de 1,5 milhão de doses comprado pelo governo estadual em janeiro foi bloqueado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
Rosseti afirma que a distribuição da tríplice (também chamada de DPT) deve estar regularizada a partir de julho.
No total, foram distribuídas no Estado 2,9 milhões de doses de vacinas, entre elas 400 mil para sarampo, 1 milhão de Sabin (poliomielite), 200 mil de BCG (tuberculose) e 500 mil de tríplice viral (rubéola, sarampo e caxumba).
Segundo a assistente técnica do CVE Miriam de Moura Almeida, crianças maiores de 6 meses que ainda não tenham tomado nenhuma dose serão vacinadas hoje.
"Todas as carteiras serão regularizadas, portanto as mães devem levar seus filhos ao posto de vacinação, mesmo que seja para marcar um dia para voltar", diz.
No caso da Sabin, todas as crianças serão vacinadas, mesmo que já tenham recebido alguma dose da vacina antes. O mesmo deve acontecer com as vacinas contra sarampo, priorizadas pela campanha.
A vacinação acontece hoje, das 8h às 17h, em todo o Estado. Crianças com até 6 anos devem ser levadas ao posto mais próximo.
Nas áreas consideradas de risco, também haverá vacinação contra febre amarela.
Segundo a assistente técnica do CVE, por causa da falta de vacinas, desde agosto do ano passado, várias crianças estão com a carteira de vacinação em branco.

Informações pelo tel (011) 1520

Texto Anterior: Fiscais temem motoristas
Próximo Texto: Campanha nacional muda de data
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.