São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha nacional muda de data

DA REPORTAGEM LOCAL

A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde, marcada para 16 de agosto, vai vacinar as crianças contra difteria, coqueluche e tétano (vacina tríplice), paralisia infantil e sarampo.
A campanha estava marcada para junho. A assessoria do Ministério da Saúde nega que o adiamento tenha sido causado pelo "desabastecimento" de vacina tríplice, que ocorre desde 96.
Segundo o ministério, o adiamento ocorreu por uma "conveniência climática" -as campanhas feitas em agosto, quando já passou a pior fase do inverno, teriam tido maior adesão. A próxima está marcada para outubro.
Desde 96, foram encontrados problemas em 14 milhões de doses de tríplice, compradas pelo governo federal, o que, de acordo com o ministério, fez com que a vacina ficasse em falta até este ano, quando foram comprados novos lotes. Segundo o ministério, o Brasil consome, por ano, 24 milhões de doses da tríplice.
As campanhas estaduais de vacinação não são comuns em São Paulo. Normalmente, o Estado participa da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida duas vezes por ano. As últimas campanhas estaduais foram em 87 e 92, contra o sarampo.
Neste ano, novamente é o sarampo que preocupa. Um surto da doença, que começou no final de 96, motivou a campanha de hoje. O número de casos de sarampo mo Estado chegou a 519 só neste ano -386 na capital e 103 no interior.

Texto Anterior: Vacinação de hoje em SP será 'seletiva'
Próximo Texto: A vacinação em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.