São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto quer permitir acessos a cão-guia

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Medida visa estabelecer regras gerais, pois hoje, sem lei específica, a restrição é fixada em cada edifício

Projeto quer permitir acessos de cão-guia
Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei que autoriza deficientes visuais a entrar em ambientes coletivos acompanhados de cães-guias.
A proposta número 3036/97, de autoria do deputado Cláudio Chaves (PFL-AM), visa impedir a restrição do acesso de cães adestrados usados por cegos. "Como não há lei nesse sentido, a restrição aos cães-guias fica a critério dos edifícios, particulares ou públicos", disse o deputado.
O projeto está na Comissão de Seguridade Social e poderá ir a plenário em julho.
Esta semana, a Folha mostrou o caso da estudante de direito e funcionária do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo Thays Martinez.
Thays, 23, que é cega, ganhou autorização especial para circular com um cão-guia labrador no tribunal e na Faculdade de Direito da USP, onde cursa o 4º ano.
Ela ganhou o cão labrador do Canil da PM. A moça é a primeira deficiente visual a receber um cão-guia treinado pela PM após cinco anos de interrupção desse serviço.
Othello, que está com três meses, está sendo treinado para acompanhar pessoas cegas. O cachorro passará por um período de adaptação com Thays e depois retornará ao canil da PM para aperfeiçoar seu treinamento. Isso deve ocorrer quando ele completar sete meses.
"Eu me sinto muito mais segura como o Othello. São Paulo 'é uma cidade muito confusa. Há muitos obstáculos. O principal problema para os cegos são os obstáculos aéreos, como os telefones públicos, por exemplo. A bengala não é capaz de identificá-los. O cão é capaz de desviar dessass barreirass."
Thays perdeu a visão aos quatro anos, por complicações de caxumba.

Texto Anterior: Empresa não tem conclusão
Próximo Texto: Hoje é último dia de tarifa sem reajuste no metrô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.