São Paulo, sábado, 21 de junho de 1997
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Revendas criticam montadoras

Fábrica 'esquece' concessionária

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os revendedores de veículos aproveitaram a abertura do 7º Congresso da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ontem em São Paulo, para reclamar do tratamento que têm recebido das fábricas de automóveis.
As concessionárias responsabilizam as montadoras pelo elevado estoque de carros nas lojas e pela redução nas margens de lucro do setor.
Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, afirmou, em discurso na inauguração do evento, que as montadoras e o setor de autopeças "esqueceram do elo mais importante que as liga ao consumidor: o setor da distribuição".
Segundo Reze, as montadoras querem obter recursos para investir na produção com o resultado das vendas aos concessionários. "Mas o novo consumidor resiste em aceitar os preços dos produtos", disse.
O resultado é que os carros ficam estocados nas lojas, à espera de comprador. "Mesmo produtos de alta demanda somente se vendem com o sacrifício da margem de trabalho do concessionário."
O presidente da Fenabrave disse que os distribuidores são obrigados a vender os carros com grandes descontos e "sacrifício de sua margem".
"É falácia que a venda de outros produtos ou atividades suprem o retorno dos investimentos. O negócio dos distribuidores é ter lucro com veículos zero quilômetro, da mesma forma que as montadoras", disse Reze.
Dia de festa
Um dos convidados para a solenidade, Silvano Valentino, presidente da Anfavea, associação das montadoras, não quis comentar as afirmações de Reze. "Hoje é um dia de festa para ele", afirmou.
Célio Batalha, diretor de Assuntos Governamentais da Ford, disse que as críticas da Fenabrave não atingem a Ford. "Temos linha de produtos globais e resultados recentes de vendas mostram isso."
O presidente da Fenabrave acusa a indústria de produzir veículos que o consumidor não deseja comprar. "Não devem impor ao mercado produtos que estejam defasados", diz.
Apesar das queixas, o setor distribuição de veículos deve faturar este ano US$ 44 bilhões, crescimento de 8% em relação ao ano anterior e prevê investir cerca de US$ 2,5 bilhões até o ano 2000.
O Congresso da Fenabrave, que tem como tema "A Nova Realidade do Setor", termina amanhã, no Centro de Convenções do Parque Anhembi. Junto com o congresso foi montada a ExpoFenabrave, exposição de produtos e serviços.

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