São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma academia de ginástica?

Monica Levy Pinto (Laranjeiras, RJ)
Para montar o negócio, é preciso três salas de cerca de 60 m2 cada. Elas serão usadas para aulas de ginástica, dança e musculação.
Todas as salas precisam ter iluminação adequada, ventilação natural, sistema de som, espelhos, barras e piso antiderrapante. A academia deve ter ainda vestiários com armários para uso individual dos alunos.
O aproveitamento do espaço deverá ser muito bem planejado, a fim de permitir o desenvolvimento de várias atividades em um mesmo ambiente.
A academia vai precisar de duas faxineiras, uma secretária, três professores de educação física (todos habilitados com o curso universitário), estagiários (que poderão atuar como assistentes dos professores), um professor de musculação e um professor de dança (com licenciatura obtida em companhias de dança).
Professores e monitores devem ter curso de primeiros socorros para atender alunos em caso de emergência.
Os equipamentos básicos para instalação de uma academia são bastante diversificados.
O empreendedor vai precisar de esteira abdominal, esteira ergométrica, supino, cadeira romana, "peck-deck", "pull-over", "leg-press", halteres, barras, porta-barras, superfícies para "step", espelhos, bebedouros, ventiladores e roupeiros.
Mesas, cadeiras, bancos, balança, aparelhos de som e microcomputador com impressora também são equipamentos indispensáveis.
Uma dica importante para economizar dinheiro na montagem é conseguir no mercado aparelhos semi-novos, cujos preços são mais em conta.
Para montar a academia, é preciso também oferecer opções de esporte coletivo ou individual, como aeróbica, natação, musculação, jazz, balé clássico e dança de salão.
Flexibilidade de horários e aulas oferecidas também são importantes para o bom funcionamento da escola.
Para a abertura da empresa, o empreendedor tem de providenciar registro na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura, INSS e sindicato patronal.
Deve pesquisar ainda, na prefeitura, exigências quanto à instalação e localização, além de solicitar o alvará de funcionamento.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Desemprego aumenta o total de empresas
Próximo Texto: "Maratona" seleciona os franqueados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.