São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
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Desempenho na lama é prejudicado pelo câmbio

Transmissão automática dificulta uso do SW4 V6 em trilhas

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REDAÇÃO

Além do motor potente, outra prova da vocação lameira do Toyota SW4 V6 é o conjunto de tração nas quatro rodas (que pode ser desligado para apenas duas) e a marcha reduzida, que aumenta a força e diminui as derrapagens.
Os enormes pneus (265/70 R16) e a suspensão alta também garantem tranquilidade na hora de atravessar trechos alagados ou com muita lama. Em viagens por estradas de terra do interior paulista, o SW4 mostrou muita robustez.
Mas o câmbio automático -cuja alavanca parece um "joystick" de videogame- dificulta a passagem por terrenos enlamaçados, onde é mais difícil dosar a força do motor transmitida para as rodas.
A habitabilidade é o ponto alto do SW4. Bancos (revestidos em tecido) confortáveis, instrumentos com comandos acessíveis, muito espaço para guardar pequenos objetos e quatro portas com grande ângulo de abertura.
Acomoda muito bem cinco pessoas, além de oferecer um prático banco dobrável no porta-malas, que têm até cintos de três pontos, para duas pessoas. O grande problema é que esse assento não é removível, o que diminui (e muito) o aproveitamento do porta-malas.
Outro detalhe interessante é o acionamento elétrico do vidro traseiro, que permite ter acesso ao porta-malas sem abrir a tampa.
A direção hidráulica é supermacia em baixa velocidade, mas, em alta, poderia ser mais firme para maior estabilidade na estrada.
Os grandes espelhos laterais, com controle elétrico, facilitam muito a visibilidade, além de serem facilmente dobráveis (muito útil em trilhas ou vagas apertadas de estacionamento).
Apesar da ausência de freios ABS (não travam) -falta grave num veículo de US$ 56 mil-, o SW4 vem bem equipado: airbag (bolsa de ar que infla em colisões) para motorista e passageiro, ar-condicionado, toca-CDs, piloto automático e teto solar elétrico.
Apesar de não ser destinado exclusivamente ao uso fora de estrada, o SW4 V6 consegue apresentar um resultado mais que satisfatório em trilhas, sem perder o conforto desejado na cidade. (JCC)

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