São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
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CARTAS

* "Preciso de endereços de auto-escolas especializadas em aulas para deficientes físicos."
Ana Lúcia da Silva (São Paulo, SP)
Resposta
Há algumas auto-escolas que têm carros adaptados para vários tipos de deficiências físicas. A Zona Norte (tel. 011/228-8601) e a Copacabana (011/267-2835) oferecem aulas especializadas. Antes de adquirir um veículo, o deficiente físico deve fazer um exame médico no Detran para obter o laudo médico que indica a adaptação que deve ser feita no carro. O deficiente pode fazer o exame prático no Detran com o seu próprio veículo, adaptado às suas condições.

* "Comprei um Verona GLX, em dezembro de 95, na concessionária Olsen. Desde que retirei o carro, ele apresenta problemas no freio, na suspensão, na alimentação de combustível e no acabamento. Fiz todas as revisões estabelecidas pelo fabricante. Um engenheiro da montadora prometeu solucionar os problemas, mas nada foi feito."
Roberval Faria Ribeiro (Curitiba, PR)
Resposta
A Ford disse que contatou a concessionária e foi informada de que os problemas são normais e decorrentes da alta quilometragem. A montadora afirma ainda que, nesse caso, fica impossibilitado o atendimento em garantia.

* "Tenho um Gol CLi 1.8, ano 96, comprado em fevereiro na concessionária Caraigá. Na revisão dos 10.000 km, reclamei que o câmbio estava duro, que a direção hidráulica tendia para a direita e havia trepidação e baixo desempenho do motor. Os problemas do câmbio e da direção foram resolvidos, mas o carro continua com baixa performance. Após uma pane, o motor só funciona normalmente com a adição de óleo."
Edson Fumishiro Yoshino (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen informou que contatou a Caraigá e nada de irregular foi verificado.

Segundo Yoshino, o carro não voltou a apresentar os problemas.

* "Tenho um Tipo 2.0 SLX, que em 25 de março pegou fogo em uma rodovia. Primeiro, a luz da injeção acendeu no painel e o motor apagou. Em seguida, ao parar no acostamento, o alarme disparou e começou a sair fumaça do motor. Ao descer, verifiquei que o carro já estava em chamas."
Atilio Gusson (Andradina, SP)
Resposta
A Fiat informou que destacou um técnico para analisar o veículo. Segundo a montadora, não foram encontradas falhas que justificassem o ocorrido.

A Folha contatou o leitor. Insatisfeito, Gusson afirmou que pretende processar a Fiat.

* "Comprei um Fusca zero quilômetro em abril de 96. O veículo esteve diversas vezes na autorizada Biguaçu para solucionar problemas de acabamento, ruídos na suspensão e rodas, defeitos no sistema de freio, motor acelerado em marcha-lenta e batendo pino. Alguns problemas persistem."
Marcos Antonio Pinto (São Paulo, SP)
Resposta
A Volkswagen disse que contatou a concessionária Biguaçu e a orientou a reavaliar o veículo, para que eventuais problemas sejam definitivamente solucionados.

O leitor explicou que o veículo continua com os mesmos problemas e que já foi orientado pelo serviço de atendimento da montadora, por duas vezes, a levar o carro à revenda. Nas duas oportunidades, diz o leitor, os defeitos não foram resolvidos.

* "A Folha não poupou elogios ao Audi A8, na edição de 1º de junho, mas deixou de abordar aspectos negativos que caracterizam o modelo: o motor longitudinal e a tração traseira. O posicionamento longitudinal do motor prejudica o conforto dos passageiros dos bancos traseiros, além de roubar espaço para os pés. A tração traseira, por sua vez, toma o lugar do terceiro passageiro do banco de trás."
Manoel Bernardo (Brasília, DF)
Resposta
A posição longitudinal é normal em motores de oito cilindros, pois é muito difícil alojar o motor na posição transversal, devido ao grande comprimento. A tração traseira também tem suas vantagens, pois distribui o peso entre os eixos e confere melhor dirigibilidade. Motor longitudinal e tração traseira também são usados em carros BMW e Mercedes-Benz. Não há espaço para o terceiro passageiro no sedã A8 porque os dois bancos traseiros podem ter ajustes elétricos individuais, o que seria impossível em um banco inteiriço para três ocupantes.

* "Gostaria de saber quando devo trocar o óleo para motor com o uso do Castrol GTX Magnatec."
Trajano Leme Filho (e-mail)
Resposta
A troca do óleo deve ser feita conforme orientação do manual do proprietário de cada veículo. A Castrol pede que o leitor ligue para o serviço de atendimento (0800-21-2154).

* "Gostaria de saber quando a Fiat vai oferecer o Palio adaptado de fábrica para todas as concessionárias de Minas Gerais."
Francisco Morato (Boa Esperança, MG)
Resposta
A Fiat informou que oferece o programa Autonomy (serviços especiais e venda a deficientes), em Minas Gerais, nas seguintes revendas: Avel (035/292-3262), Auto Zema (034/669-1805), Minasvel (033/321-4277), Remil (032/ 441-4818), Monza (034/239-1818), Navelli (034/ 831-7000), Via Mondo (035/422-5050), Bandeirantes (035/ 265-2424) e Automax (031/ 299-0000). Mais informações com o atendimento ao consumidor da Fiat, tel. 0800-99-1000.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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