São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Particulares mudam currículo para provão

LUCIANA BENATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos duas universidades particulares de São Paulo alteraram seus currículos em função dos resultados do último provão.
A menos de uma semana do exame -que acontece no próximo domingo- os alunos de várias faculdades particulares também já fizeram simulados para o provão.
O currículo do curso de administração da Universidade São Marcos -que ficou com conceito C no provão- passou por alterações.
O parâmetro escolhido para as modificações foi a Fundação Getúlio Vargas, que teve conceito A.
"Não tem sentido fazer qualquer tipo de preparo só para o aluno fazer uma prova", afirma Luiz Paulo Vendramini, diretor de planejamento da universidade.
Pensando a longo prazo, a universidade solicitou aos professores da FGV que preparassem uma prova para seus alunos que estavam concluindo o curso.
Os resultados foram discutidos pelos professores das duas universidades e o currículo foi alterado.
A Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) também reformulou o currículo de seu curso de administração, que ficou com conceito D.
As mudanças tomaram por base o currículo de três cursos considerados de primeira linha: o da FGV, o da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e o da USP (Universidade de São Paulo).
Os alunos da Unicsul também passaram por dois simulados: um preparado pelos professores da própria universidade e outro com as questões do último provão.
Segundo João Luiz de Souza Lima, coordenador do curso de administração, com essas iniciativas, os alunos da universidade estão tranquilos e com disposição de melhorar o conceito do curso.
Na última sexta-feira, os formandos de direito da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) fizeram um simulado preparado pelos professores da universidade, nos mesmos moldes do que foi feito antes do provão do ano passado.
"O resultado da avaliação vai refletir no diploma, na vida profissional do bacharel", diz Raimundo Rodrigues de Moura, diretor-interino da faculdade de direito.
Entre 1.100 e 1.200 alunos de direito da FMU vão participar do provão. No último exame, o curso recebeu o conceito B.
Há um mês, os alunos de direito e administração da Universidade São Judas fizeram um simulado.
Para incentivar o comparecimento, a universidade determinou que quem tirasse acima de seis ganharia entre meio e um ponto na média de uma das disciplinas.
Além de procurar conscientizar seus alunos para a importância da avaliação, a UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) também resolveu as provas do ano passado com os formandos deste ano.

Texto Anterior: Confronto de taxistas e liminares ameaçam
Próximo Texto: Ministro aprova parceria de universidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.