São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferran perde prova mais apertada

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A PORTLAND

O inglês Mark Blundell, da PacWest, venceu ontem as 200 Milhas de Portland, na chegada mais "apertada" da categoria.
Ele assumiu a liderança na reta final da prova, ultrapassando o brasileiro Gil de Ferran, da Walker, que ocupava a ponta.
Raul Boesel, da Brahma-Patrick, ficou em terceiro, cruzando a linha de chegada a apenas 55 milésimos de segundo do vencedor.
Em quarto, chegou outro brasileiro, Christian Fittipaldi, da Newman-Haas, que voltou à Indy após 75 dias de afastamento e conquistou seus primeiros pontos no ano.
A chuva, que caiu na região do circuito misto de Portland por grande parte da corrida, foi determinante para o resultado.
Devido ao excessivo número de acidentes e bandeiras amarelas, a prova foi encerrada no limite de tempo de duas horas.
A partir da 58ª volta, quando parou de chover, a estratégia de parada para troca de pneus começou a mandar no destino da prova.
Ferran e Christian arriscaram, esperando que a chuva voltasse, e continuaram com pneus "biscoito", enquanto todos os outros entraram para colocar pneus lisos.
A chuva não voltou e Blundell, que estava em terceiro, foi beneficiado. Com o carro rendendo quatro segundo a mais, o inglês ultrapassou Christian na penúltima volta. Ferran não conseguiu proteger a liderança na última volta.
"Meu carro estava patinando muito na entrada da reta. Não dava para segurar", afirmou.
Boesel, que também trocou para pneus lisos, ultrapassou Christian na última volta. "Estava esperando este resultado há muito tempo. A equipe inteira está de parabéns", disse Boesel.
Chuva
A largada das 200 Milhas de Portland aconteceu sob chuva forte.
Gugelmin fez bom proveito das condições da pista e ultrapassou Christian antes da primeira curva, assumindo a terceira posição.
Ferran começou pressionando Pruett, mas rodou na segunda volta, voltando à corrida em sétimo.
Na quarta volta, Gugelmin assumiu a liderança, com uma ultrapassagem sobre Scott Pruett, que havia largado na pole.
O piloto da PacWest só perderia a liderança após um pit, na 30ª volta. Ele voltou atrás de Alessandro Zanardi, da Ganassi, mas reassumiu a ponta na 54ª volta.
Nove voltas depois, no entanto, Gugelmin entrou nos pits para colocar pneus lisos, deixando a ponta para Ferran.
Paul Tracy, da Penske, chegou em sétimo, mas mantém a liderança do campeonato, com 100 pontos. Greg Moore, da Forsythe, é o segundo na pontuação.

Texto Anterior: Pete Sampras e Martina Hingis são os favoritos
Próximo Texto: Japonês consegue conquista inédita em Portland
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.