São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hora de fazer

JUCA KFOURI

Assinar certos manifestos é fácil e inútil -até porque a Casa Bandida do Futebol argumentará que não pode aceitá-lo com a assinatura do suspenso (por que não banido?) Alberto Dualib.
Duro mesmo é fazer algo de concreto e nada indica que algum dos sete clubes paulistas que estão protestando contra a virada de mesa -embora pelo menos quatro deles concordassem sobre a volta do Fluminense- estejam dispostos a isso.
Bastará que se recusem a disputar o Campeonato Brasileiro com 26 clubes. Ou que contestem na justiça esportiva a quebra do estatuto da própria Casa Bandida.
Em 1932, São Paulo se levantou em defesa da Constituição. Perdeu, é verdade, mas o exemplo valeu. Agora é bem mais simples. É hora da Revolução Estatutária.
Quem a fará?
*
O eterno membro da Comissão de Arbitragem da FPF, Gustavo Caetano Rogério, reconheceu que ele e Eduardo Farah sabiam, desde fins de 1993, do episódio denunciado pela revista "Placar" envolvendo as arbitragens nas eliminatórias para a Copa dos Estados Unidos.
E calaram, segundo Rogério, porque não era assunto da alçada da FPF.
A confissão está gravada e foi ao ar na rádio Difusora Oeste, de Osasco, em São Paulo, no programa Contra-Ataque, em entrevista aos jovens jornalistas Ricardo Pinheiro e Maurício Capelo.
Dá para acreditar no acesso moralizador da FPF?
*
Não é para qualquer um manter alianças com Rico Terra. Desta vez ele conseguiu unanimidade contra.
Envergonhadamente, mais uma coluna caiu do muro no último sábado.
Nada, no entanto, que o tempo não cicatrize depois das inevitáveis e constrangidas explicações de que, afinal, "desta vez não deu para segurar, você entende, né, meu presidente?", etc etc.
Mas dizem que o chefe da CBF está arrasado.
Terra arrasado...
*
Se quem deu 25 mil perde cinco pontos, quem prometeu um-zero-zero perde 20?
E o Fluminense, pagará os jogos com inversão de mando que lhe restam por causa da selvageria nas Laranjeiras naquele jogo exatamente contra o Atlético-PR?
Um foi pago, em Cariacica. Faltam seis.
*
Estupraram e mataram.
*
Ninguém nos estádios!

Texto Anterior: Rússia; História; Paulista
Próximo Texto: Tricampeões batizam nova geração da América do Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.