São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um caminho virtual para cair na real

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos entraram nessa pensando apenas em conseguir um ponto extra na média, mas logo perceberam que estavam em um projeto muito bacana e mergulharam de cabeça. "Às vezes, eu esqueço que vale pontos, acho que todo mundo está aqui com muita vontade", diz Mariana de Góes Corrêa, 15.
Ela faz parte do grupo de estudantes que levou a discussão sobre cidadania à Internet. São os alunos da 2ª série de humanas do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, que abastecem a home page "Cidadão na Linha", mantida há dois anos.
Com orientação de professores e do jornalista da Folha Gilberto Dimenstein (leia texto abaixo), eles discutem questões de cidadania em aula e depois elaboram textos. Muitos vão para a home page, com comentários de Dimenstein.
"O mais importante não é a Internet, mas sim a reflexão que a gente faz", diz Bruno Rodrigues, 16. "O que é discutido fica para você, para a sua vida", acrescenta Aurea de Oliveira, 16.
Há uma grande ansiedade em conhecer as repercussões do trabalho. "A gente pediu a instalação de um contador no site, para ver quantas pessoas entram nele", explica Bruno Rodrigues, 16.
Seu colega Daniel de Avila Vio, 16, tenta definir o mote do trabalho: "A informação e a discussão quebram a alienação".
(TM)

Texto Anterior: Teste seus conhecimentos de cidadania
Próximo Texto: Como um professor virou aluno de seus alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.