São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Índice

HPV não escolhe sexo da vítima e pode passar despercebido

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Quando era criança, tinha contatos sexuais com meninos e meninas, mas, hoje, não mais. O problema é que tenho 'verruguinhas' na glande e acho que podem ser condiloma. Podem ser mesmo? O que fazer? Tem cura?"
resposta
O condiloma -uma espécie de "verruga" na região genital- é causado pelo vírus HPV. A principal forma de adquirir o HPV é por meio de contatos sexuais.
Não importa se esses contatos sexuais foram com garotos ou com garotas. A única garantia contra o vírus é o uso da camisinha desde o início da relação sexual.
E por que se fala tanto do HPV? Em primeiro lugar, porque muitos pesquisadores acreditam que ele seja hoje a principal causa de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Em segundo, porque, muitas vezes, ele pode estar "disfarçado". Ao invés de aparecer como uma verruga, ele pode se manifestar como uma lesão microscópica, em locais impossíveis de identificação visual. Um exemplo é o interior da vagina ou o colo do útero.
E, finalmente, porque também se sabe que alguns "subtipos" mais agressivos do HPV podem levar ao aparecimento de um câncer, por exemplo, no colo do útero. E o pior é que um homem pode estar transmitindo o vírus para uma mulher, e vice-versa sem saber.
Agora, para saber se o que você tem é mesmo um condiloma, só procurando um especialista -no seu caso, um dermatologista ou um urologista. O tratamento existe e pode levar à cura total do problema. Certo?

Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br.

Texto Anterior: Como um professor virou aluno de seus alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.