São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997 |
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Caetano rebola e imita Carmem Miranda
CARLOS CALADO
Caetano não resistiu à oportunidade. Quebrando o tom sóbrio e camerístico de seu show "Fina Estampa", saiu do palco rebolando e imitando os trejeitos de Carmem Miranda, ao cantar "Rumba Azul" (do cubano Armando Orefiche), já como bis. Muito à vontade, sem qualquer traço do nervosismo que marcou as primeiras exibições desse show no Brasil, Caetano conversou e brincou muito com a platéia, evidentemente dominada por brasileiros radicados nos Estados Unidos. No camarim, não foi diferente. Ao lado dos músicos David Byrne e Arto Lindsay, as atrizes Sonia Braga e Amy Irving, o cineasta Bruno Barreto, a cantora Bebel Gilberto, o diretor de teatro Gerald Thomas e o produtor Nelson Motta foram cumprimentar Caetano, após a apresentação. Com pequenas modificações no repertório, o show exibido em Nova York foi basicamente o mesmo apresentado no Brasil, sem o naipe de cordas incluído na gravação do CD "Fina Estampa ao Vivo". Caetano abriu a noite com a bilíngue "O Samba e o Tango" (de Amado Regis), canção-síntese do show, que propõe uma releitura sentimental da canção latina sob o ponto de vista da bossa nova. Língua portuguesa Com um respeito incomum nessas ocasiões, a ala brazuca da platéia escutou com muita atenção clássicos latinos, como "Capullito de Aleli" (Rafael Hernández), "Cucurrucucú Paloma" (Tomás Méndez) e "Contigo en la Distancia" (Portillo de La Luz). Mas explodiu em gritos e aplausos ao ouvir o verso inicial do rap "Haiti" (Caetano e Gilberto Gil), primeira canção do show cantada inteiramente em português. "Eu amo a língua portuguesa e cada uma de suas palavras", disse Caetano, em inglês, seguido por uma nova explosão de palmas dos brasileiros. Foi em inglês também que o cantor introduziu a valsa "Lábios que Beijei" (Álvaro Nunes e Leonel Azevedo) e o samba "Você Esteve com Meu Bem" (João Gilberto e Antonio Martins) -canções escolhidas para representar a influência do clássico cantor Orlando Silva sobre o papa da bossa. Saindo do palco no melhor estilo popstar, sugerindo os requebros de Carmem Miranda, Caetano deixou um recado implícito para os norte-americanos. Quem ainda associa a música brasileira ao exotismo da "pequena notável" está completamente por fora. Texto Anterior: CLIPE Próximo Texto: Sermão substitui música Índice |
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