São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sermão substitui música

CARLOS CALADO
DO ENVIADO ESPECIAL

A política e a religião falaram mais alto do que a música, durante a abertura do JVC Jazz Festival, na última sexta-feira, em Nova York.
Principal atração da noite, Aretha Franklin cantou por apenas meia hora, no concerto batizado como "Aretha's Gospel Crusade for Aids", em apoio à luta contra a Aids entre a comunidade negra.
Nas duas horas restantes, a platéia que lotou o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, foi bombardeada com discursos e sermões de reverendos de igrejas batistas, como Donald Parsons e Jasper Williams, além de breves aparições de grupos de gospel music.
Mal-estruturado, o roteiro do show acabou prejudicando uma noite que tinha tudo para ser inesquecível.
Intercalando as apresentações musicais com os discursos, mal a temperatura se elevava com o fervor do gospel e já era esfriada com mais falação.
Ainda assim, o privilégio de ver Aretha cantando música religiosa superou qualquer frustração.
Com sua voz poderosa em perfeito estado, a Lady Soul continua imbatível, aos 55 anos de idade e muitos quilinhos a mais.
Arrancando exclamações da platéia, com arrepiantes melismas vocais típicos do gospel, a filha do reverendo C.L. Franklin cultuou suas origens religiosas. Mas deixou a platéia com água na boca, ao sair de cena após cantar apenas cinco números.
Foi a deixa para a entrada do reverendo Jesse Jackson, anunciado como o possível próximo presidente dos EUA.
Com um misto de discurso e sermão, o pastor-político conclamou a platéia a se unir à luta contra a Aids, deixando claro, porém, que esse é apenas um ponto de sua plataforma para o país.
Pior para o cantor Bobby Jones e seu excelente grupo de gospel The New Life, que entrou em seguida. Cansada de tantos discursos, mais de metade da platéia deixou o teatro junto com Jackson.
(CC)

O jornalista Carlos Calado viaja a convite da JVC do Brasil, United Airlines e Polygram.

Texto Anterior: Caetano rebola e imita Carmem Miranda
Próximo Texto: Grupos comemoram a partir de hoje Semana do Orgulho Gay
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.