São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
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Crítico une cultura pop e história

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Greil Marcus foi considerado o mais influente escritor norte-americano que emergiu das páginas de crítica de rock pelo "New Grove Dictionary of American Music".
Crítico de música há 28 anos, ele foi o primeiro editor de livros da revista "Rolling Stone", em 1969. Publicou seu primeiro em 1975: "Mystery Train: Images of America in Rock'n'Roll Music", considerado pela crítica um dos melhores livros sobre rock.
Nessa obra, examina o rock norte-americano como uma extensão da literatura e das obsessões nacionalistas dos EUA, focalizando o trabalho de artistas como Elvis Presley. Entre seus outros trabalhos estão "Lipstick Traces - A Secret History of the 20th Century", "Dead Elvis - A Chronicle of a Cultural Obsession" e "Ranters & Crowd Pleasers: Punk in Pop Music, 1977 - 1992".
Em "Invisible Republic", traça um paralelo da história dos EUA com canções de Bob Dylan. Essa abordagem ligando a cultura pop à história já estava no livro "Dustbin of History", de 1995.
"Para muitas pessoas, a cultura das circunstâncias imediatas substitui qualquer senso de história. É como se a história fosse algo nunca contido na cultura pop. E não se percebe que as pessoas são criaturas da história", disse.
(PD)

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