São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China vende arma ao Paquistão

Time
de Nova York

DA "TIME"

A Casa Branca (sede do governo) e o Departamento de Estado dos EUA ignoraram um relatório da CIA que dizia que China ajudou o Paquistão a construir uma fábrica para produzir mísseis balísticos de médio alcance, diz a revista.
A revista diz que o serviço de inteligência dos EUA descobriu a fábrica no final de 1995. Se confirmada, a notícia pode complicar a aprovação pelo Congresso da renovação do status de nação mais favorecida para a China.
Em 1994, a China se comprometeu a não vender esse tipo de tecnologia militar a outros países. Mas, em meados do ano passado, a CIA concluiu que o país tinha entregado aos paquistaneses 30 mísseis M-11 prontos para uso, cada um capaz de carregar uma ogiva de 500 kg por 297 km.
Segundo a revista, o governo Clinton, temendo uma deterioração nas relações com a China, não agendou reuniões para discutir o relatório ou eventuais sanções contra Pequim.

Texto Anterior: ONU ameaça impor sanções ao Iraque
Próximo Texto: Temporal mata 18 e desabriga 34 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.