São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito vai pagar até 70% da mensalidade

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Crédito Educativo vai financiar, a partir deste ano, até 70% do valor da mensalidade, e não mais até 80%, como no ano passado.
A decisão visa possibilitar o atendimento de mais alunos, afirma a coordenadora do programa do MEC (Ministério da Educação), Maria Christina Pires.
As inscrições para as 30 mil novas vagas do crédito se encerram amanhã. Essas vagas são para pagar as mensalidades do primeiro semestre de 1997.
O MEC espera uma demanda recorde, já que no ano passado todo só foram abertas 12 mil vagas, em instituições comunitárias -como as PUCs.
O crédito financia hoje cerca de 104 mil estudantes em faculdades privadas. Os recursos vêm de uma porcentagem da arrecadação das loterias, do orçamento do MEC e do pagamento de alunos que já concluíram o curso. Administrado pela Caixa Econômica Federal, cobra 6% de juros ao ano mais TR.
As inscrições devem ser feitas na própria instituição onde se estuda. Hoje há 692 instituições cadastradas, com comissões formadas pela direção, professores e alunos.
São essas comissões que recebem os pedidos (feitos em fichas padronizadas) e aplicam uma fórmula para determinar o grau de carência dos alunos. Quanto mais carente, maior a possibilidade de receber o crédito. As cotas de vagas que cada instituição recebe também são estabelecidas com critério de carência financeira dos alunos.
Segundo Maria Christina, no futuro outros critérios, como a qualidade do curso aferida pelo provão, também deverão determinar as cotas.
Para o segundo semestre, o crédito deve abrir novas vagas, mas ainda não está definido quantas -a meta são outras 30 mil. O ministro Paulo Renato Souza diz que quer expandir o atendimento do crédito a 400 mil alunos, que é um terço da população das faculdades particulares (1,2 milhão).

Texto Anterior: Promotora denuncia 3 policiais por morte
Próximo Texto: Estudantes usarão roupa preta domingo para boicotar provão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.