São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação não atende expectativa em SP

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Dados provisórios sobre a campanha de vacinação do último sábado mostram que o número de doses da vacina contra sarampo aplicadas foi menor que o previsto pela secretaria estadual da Saúde de São Paulo. Outras vacinas também foram aplicadas em quantidade menor que a prevista.
A secretaria previa a aplicação de 60 mil doses. Foram aplicadas 46 mil doses em todo o Estado.
Embora os dados sejam provisórios, correspondem à grande maioria dos postos de vacinação, segundo o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica). A diretora da divisão de imunização do CVE, Clélia Aranda, admite que é dificíl que as 60 mil doses previstas tenham sido aplicadas até agora.
A campanha foi planejada para o sábado devido ao surto de sarampo que atinge o Estado. Até a última sexta-feira, haviam sido registrados no Estado 525 casos de sarampo, 391 na capital.
"Ainda é preciso vacinar mais gente para colocar a epidemia sob controle. Conclamamos as mães a irem aos postos de saúde e vacinar seus filhos", afirma Julio de Magalhães Alves, diretor do CVE. Segundo ele, há doses nos postos.
A vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, também teve o número de doses aplicadas bem abaixo das expectativas -110 mil, contra 500 mil doses previstas.
Segundo Aranda, ainda não é possível explicar porque as doses aplicadas ficaram tão longe do previsto. "Quando tivermos os dados definitivos, na próxima semana, descobriremos o que aconteceu". Segundo o CVE, as crianças de até seis anos continuarão sendo vacinadas no Estado.
Só não será encontrada a tríplice, que vem faltando desde agosto de 1996, foi distribuída para a campanha e voltou a faltar segunda-feira. Em alguns postos, a tríplice já faltava no final da tarde de sábado.
Foi a tríplice (difteria, coqueluche e tétano) justamente a vacina que teve as doses aplicadas (525 mil) mais perto do previsto (550 mil). Foram aplicadas também 390 mil doses contra a poliomielite. A expectativa era de 600 mil. Contra a tuberculose, foram 8 mil doses, contra previsão de 80 mil.

Informações sobre a vacinação -tel 1520

Texto Anterior: Crédito vai pagar até 70% da mensalidade
Próximo Texto: Vacinas serão apreendidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.