São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bird propõe um "Estado eficiente"

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Banco Mundial (Bird), uma das instituições que comandaram a ofensiva internacional contra a ingerência do Estado na economia, agora diz que um "Estado eficiente" é fundamental para o sucesso econômico e, sem ele, o desenvolvimento é impossível.
"Muitos acharam que o ponto final lógico da crítica que se fez à ação estatal seria um Estado minimalista. Um Estado assim não faria mal a ninguém. Mas também faria muito pouco bem", disse James Wolfensohn, presidente do banco, ao apresentar ontem o relatório sobre desenvolvimento.
O "Estado eficiente", segundo o Bird, deve manter um ambiente político macroeconômico saudável, investir em serviços sociais básicos e em infra-estrutura, prover segurança, proteger o ambiente e estabelecer e fazer respeitar instrumentos legais justos.
Em outro discurso, Wolfensohn disse que os problemas ambientais ameaçam o desenvolvimento econômico das nações mais pobres.

Texto Anterior: Opep decide manter as quotas de petróleo
Próximo Texto: Papa-Tudo pode ser liquidado pelo governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.