São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa-Tudo pode ser liquidado pelo governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Fazenda estuda a liquidação extrajudicial do plano de capitalização Papa-Tudo, um dos principais do mercado.
O Papa-Tudo é controlado pelo grupo Interunion, do empresário Arthur Falk, que detém 70% do capital do plano. A empresa apresenta problemas de caixa -o banco Interunion foi liquidado pelo BC.
Desde junho de 96 a situação financeira do Papa-Tudo vem sendo observada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, que nomeou um diretor fiscal para a empresa, com a função de acompanhar o desempenho financeiro.
Foi fixado um cronograma de ajustes para o Papa-Tudo, que termina em setembro próximo.
"O Interunion tem sérias dificuldades de reservas", disse ontem o conselheiro Hélio Oliveira Portocarrero de Castro, do CNSP. Essas dificuldades são da ordem de R$ 58 milhões.
Na hipótese de a liquidação ser decretada, os ativos -bens, reservas e créditos- da empresa seriam usados para cobrir as dívidas e compromissos.
Há uma hierarquia no pagamento desses compromissos. Em primeiro lugar, têm preferência os passivos trabalhistas e fiscais da empresa, ou seja, os pagamentos a funcionários e ao fisco.
"É importante que fique claro: isso não significa que as pessoas que compraram títulos do Papa-Tudo não vão receber seu dinheiro", disse o conselheiro.
Castro disse que é importante que os participantes do Papa-Tudo não rasguem suas cartelas diante da notícia de que o plano pode ser liquidado. Com as cartelas, disse, os consumidores se candidatam a receber de volta o dinheiro aplicado.
Procurada ontem pela Folha, a assessoria de Arthur Falk disse que o grupo Interunion não está informado sobre a possibilidade de liquidação do Papa-Tudo.
A assessoria informou que o Papa-Tudo detém cerca de 35% do mercado de cartelas de pagamento único e 7% do mercado total de títulos de capitalização, que inclui também cartelas de pagamento mensal.

Texto Anterior: Bird propõe um "Estado eficiente"
Próximo Texto: Papa-Tudo pode ser liquidado pelo governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.