São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tragédias marcam país

RODRIGO BERTOLOTTO
DO ENVIADO A SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Um acidente, uma tragédia, uma suspeita e cinco feitos marcam a história do futebol peruano. As façanhas foram as participações em três Mundiais e os títulos em duas Copas Américas (1939 e 1975).
Em 70, chegou a complicar para o Brasil, no jogo que terminou 4 a 2. Em 78, na Argentina, avançou até perder por 6 a 0 para a anfitriã -resultado que a classificou à final.
Nunca comprovada, a suspeita de que os militares argentinos fizeram um acordo com seus similares peruanos sempre pairou no ar.
A última participação foi em 82. Já o acidente foi com o Alianza Lima, em 87. Num vôo noturno para Lima, o avião que levava o time completo perdeu altura e caiu no mar.
Em Lima, aconteceu a pior matança do futebol. No Pré-Olímpico de 64, o juiz anulou o gol de empate do Peru contra a Argentina. Um torcedor bateu no juiz e apanhou da polícia.
A torcida ficou revoltada. A repressão policial e os portões fechados causaram a morte de mais de 360 pessoas, pisoteadas e sufocadas.
(RB)

Texto Anterior: Peru busca bola, concentração e milagre
Próximo Texto: Juiz cria polêmica com Ternero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.